Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A cerimónia do Dia do Município de Baião irá realizar-se a 26 de março de 2022

A Câmara Municipal de Baião reuniu, no passado dia 4 de fevereiro, com a Comissão das Distinções Honoríficas com o objetivo de abordar a possibilidade de voltar a festejar o Dia do Município em 2022, tendo ficado decidido realizar a cerimónia no dia 26 de março de 2022, o primeiro sábado a seguir ao dia 24, data da efeméride.

A instituição do dia 24 de março como o dia do Município deve-se ao primeiro documento em que aparece pela primeira vez a palavra “Baião”, sendo que a autarquia celebra o concelho galardoando as personalidades e entidades propostas em 2020, a que se juntarão as pessoas singulares e coletivas sugeridas para o ano de 2022.

A Câmara Municipal, conjuntamente com a Comissão propõe a atribuição de distinções honoríficas, como forma de reconhecimento a pessoas singulares ou coletivas que, na área do Município de Baião, fomentam e desenvolvem atividades de relevo e valor no âmbito cívico, cultural, desportivo, empresarial e social, e têm contribuído para o engrandecimento do nosso concelho e merecendo, por isso, uma homenagem digna e justa.

Neste dia, também são atribuídas Medalhas de Distinção Profissional ao Serviço do Município para Funcionários da autarquia, no ativo ou aposentados, com 35 ou mais anos de serviço e entre os 25 e 34 anos de ligação à autarquia.

Em virtude da pandemia, não foi possível realizar presencialmente a cerimónia de distinção referente ao ano de 2020, apesar de terem sido designadas as personalidades e entidades a serem distinguidas.

A realização da cerimónia do corrente ano fica, no entanto, condicionada a uma avaliação das condições de saúde pública que será efetuada mais próxima da data do evento. Caso não estejam reunidas as condições necessárias, a cerimónia será adiada para uma data mais conveniente. Esta Comissão, constituída em 2019, é composta por dez personalidades da sociedade civil, de áreas como a Cultura, o Ensino, a Saúde ou o Associativismo.