Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Cinfães, Castelo de Paiva e Resende recebem digressão “Inventar-se de Gente”

Os concelhos de Cinfães, Castelo de Paiva e Resende, vão receber esta sexta-feira e sábado, os últimos três espetáculos da digressão “Inventar-se de Gente”, pelo coletivo “O Som do Algodão”.

“Inventar-se de Gente” é um itinerário sonoro e performativo, direcionado para crianças e famílias, que une os contos de Agustina Bessa-Luís, a poesia de Daniel Faria e o imaginário das obras de Nuno Higino à tradição oral do território da Rota do Românico.

Baseado no cancioneiro tradicional e na tradição oral do espaço geográfico da Rota do Românico, a partir de Contos Amarantinos, de Agustina Bessa-Luís, Poesia, de Daniel Faria, “O Crescer das Árvores e Onde Dormem os Pássaros?”, de Nuno Higino, o “Som do Algodão”, propõe uma viagem de sensações, que parte da paisagem natural dos vales dos Sousa, Douro e Tâmega, seduzindo-nos a conhecer as suas lendas, tradições e ofícios.

Os Auditórios Municipais de Cinfães e Resende, recebem o espetáculo esta sexta-feira, 25 de fevereiro, às 14h30 e 21h00, respetivamente. O Auditório Municipal de Castelo de Paiva, recebe o espetáculo no dia seguinte pelas 21h00.

O projeto Ver do Bago é cofinanciado pelos 12 Municípios que integram a Rota do Românico e pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação “O Vinho, a Arte e os Homens”. 

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.