
Depois de referir a disponibilidade para acolher 4 famílias ucranianas em albergues municipais, a autarquia de Baião, anunciou hoje, a criação de outras medidas.
O diálogo foi estabelecido pelo autarca, Paulo Pereira, com a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, tendo já sido remetidas comunicações para o Alto Comissariado para as Migrações. Segundo os dados mais recentes, o município identificou 12 soluções de alojamento, entre espaços da Câmara Municipal e de entidades de solidariedade social do concelho e corporações de bombeiros. Destes, 8 estão aptos a acolher de forma imediata as famílias ucranianas. 2 precisam de pequenas obras de remodelação. No total os espaços identificados permitem o acolhimento de 70 pessoas.
A autarquia lançou também um apelo à população “cidadãos que possuam imóveis em boas condições de utilização e que estejam disponíveis para receber refugiados ucranianos, quer a título gratuito e temporário e/ou para arrendamento, podem contactar a Câmara Municipal de Baião, através do número 964552329 ou do e-mail sosucrania@cm-baiao.pt”.
Em relação ao emprego, a autarquia incentiva a que as empresas concelhias que possam criar postos de trabalho para estas pessoas, se registem na plataforma de recolha de ofertas de emprego criada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e que pode ser acedida em https://formularios.iefp.pt/index.php/637833?lang=pt .
As empresas interessadas poderão, ainda, contactar a Câmara Municipal através do número 964552329, ou do e-mail sosucrania@cm-baiao.pt, para obterem ajuda no registo nesta plataforma.
Até ao momento, garantiram a cedência de alojamento, ou apoio logístico, as entidades sociais Cecajuvi, Centro Social de Santa Cruz do Douro, OBER e Santa Casa da Misericórdia de Baião e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.
Outras formas de ajudar:
– Cruz Vermelha – https://www.cruzvermelha.pt/not%C3%ADcias/item/7837-crise-na-ucr%C3%A2nia-apelo-humanit%C3%A1rio.html
– Unicef – https://donativos.unicef.pt/campanha/emergencia-ucrania
– Fundo Humanitário da ONU para a Ucrânia – https://www.unocha.org/ukraine/about-uhf
– Médicos do Mundo – https://www.medicosdomundo.pt/donate
– Cáritas – https://caritas.pt/ucrania/