Baião- E-REDES doa viatura à A.H.B.V. de Santa Marinha do Zêzere

Ouvir a Notícia

A A.H.B.V. de Santa Marinha do Zêzere, recebeu por parte da E-REDES, antiga EDP Distribuição, uma viatura ligeira comercial com três lugares, “que será agora adaptada às necessidades da corporação”.

Esta doação deve-se às políticas de responsabilidade social da E-REDES, que desenvolve diversos programas nos domínios social, cultural, artístico ou ambiental intitulados “Dar energia à Cultura”, “Incluir para iluminar”, “Partilhar o Saber”, “Preservar a Natureza”, “Academia Digital para Pais” e “Doar para Proteger”. Este último, tem como intuito desenvolver atividades na proteção da floresta, limpeza de vegetação ou reflorestação, de forma a “colmatar as necessidades prementes das autarquias e comunidades locais, dos bombeiros ou serviços municipais de sapadores florestais, procurando assim auxiliar na salvaguarda da floresta, das vidas e bens da população, numa perspetiva de responsabilidade social”.

Francisco Campilho, Diretor da E-REDES com a responsabilidade das Autarquias do Norte, referiu que “a E-REDES posiciona-se como uma empresa com responsabilidade social e faz da proximidade com as populações e os municípios um dos seus valores. Não vemos isto como um custo, mas como um contributo para a sociedade e é um gosto para nós podermos contribuir para este serviço às populações.

Aproveito para agradecer à Câmara Municipal pela excelente parceria e pelo contacto regular que connosco mantém e, não podia deixar de referir o empenho que o Presidente teve neste processo, para que pudéssemos disponibilizar viaturas para o concelho de Baião. Há pouco tempo disponibilizámos uma viatura aos Bombeiros Voluntários de Baião. Desta vez, foi para os Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere”.

José Miranda, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, por seu lado afirmou que “esta viatura vai ser transformada para reforçar o transporte de doentes. Agradecemos à Câmara Municipal por estar sempre connosco e à E-REDES por estar a cumprir este dever social.

Isto deixa-nos contentes, porque sabemos que não estamos sós, e mais uma vez fica aqui demonstrado que o trabalho em rede é essencial nas respostas às necessidades das populações e do território. A nossa capacidade de resposta foi recentemente aumentada com a aquisição de uma nova viatura, com tecnologia de ponta, e que tem várias valências, como salvamento e desencarceramento e combate a fogos estruturais e industriais.”

Paulo Pereira, edil baionense, congratulou a corporação zezerense e declarou que “o maior mérito é dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere que, para além de merecerem, demonstraram que possuem os critérios para poderem ser contemplados por entidades como a E-REDES que, para além da sua atividade principal, mantêm um importante foco nas questões da responsabilidade social.

Se todas as entidades interagirem bem entre si, cada uma dentro das suas atribuições, temos mais probabilidade de concretizarmos projetos e de ir ao encontro das necessidades das populações, que é o que é mais importante. A mim, como Presidente da Câmara, compete-me estar atento e perceber quem melhor nos pode ajudar a responder aos anseios dos baionenses. 

A E-REDES e a sua antecessora, a EDP Distribuição, sempre tiveram um conjunto de mecanismos de responsabilidade social e, nós sabendo disso, fruto de uma boa articulação, procuramos transmitir a estas entidades que em Baião existem instituições que se encaixam perfeitamente nos critérios estabelecidos. No fundo, estes pequenos grandes gestos são muito importantes porque se transformam em respostas concretas às nossas populações, aumentando a sua qualidade de vida, que é o nosso principal objetivo como autarcas e, por isso, fico muito satisfeito.”

Na cerimónia de entrega da viatura, estiveram presentes o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, José Miranda, o comandante da corporação Márcio Vil e alguns operacionais, bem como diversos elementos dos Órgãos Sociais.