O Serviço de Nutrição e Dietética do CHTS lançou e-book para prevenção de obesidade

Ouvir a Notícia

O Serviço de Nutrição e Dietética do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) lançou hoje, no Dia Mundial da Obesidade, o primeiro e-book gratuito com dicas para a promoção de uma alimentação saudável, visando a prevenção da obesidade e outras doenças.

 

Segundo o CHTS e o último Inquérito Alimentar Nacional, “é no grupo das crianças e dos adolescentes que se verificam hábitos alimentares mais desequilibrados.”

 

Em Portugal, 29,6% das crianças entre os 6 e os 9 anos têm excesso de peso, incluindo obesidade. Relativamente aos adolescentes com 11, 13 e 15 anos, a prevalência de excesso de peso estimada para o ano de 2018 foi de 18,9%.

 

O e-book pode ser descarregado através do website do centro hospitalar, e através do mesmo, o Serviço de Nutrição e Dietética pretende contribuir com informação credível e útil para que as famílias da área de influência do CHTS  possam adotar lanches equilibrados e, assim, potenciar a mudança de hábitos em prol de crianças e adolescentes mais saudáveis.

 

 Isabel Gomes, diretora do Serviço de Nutrição e Dietética do CHTS, salienta ainda a importância deste projeto para contrariar os efeitos do pós-confinamento, referindo que este implicou “um aumento do peso corporal nas crianças seguidas na consulta e um aumento do número de jovens com doenças de comportamento alimentar como, por exemplo, a anorexia/bulimia e ortorexia”.

 

Segundo o CHTS, “se a primeira situação poderá estar ligada a uma menor atividade física durante o confinamento, sobre as doenças de comportamento alimentar, o aumento poderá estar relacionado com um maior tempo passado nas redes sociais e à gestão incorreta de conteúdos digitais.”

 

O Serviço de Nutrição e Dietética é constituído por sete elementos cujo trabalho se estende por vários serviços do CHTS e de forma multidisciplinar, estando a sua atividade dividida em três grandes áreas: Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Ensino e Formação.