87.8 e 88.5


















FM

As famílias baionenses disponibilizaram 12 habitações para refugiados ucranianos

Ouvir a Notícia

A Câmara Municipal de Baião criou uma bolsa de alojamento para cidadãos ucranianos refugiados da guerra que iniciou no país a 24 de fevereiro. Esta estará disponível para os cidadãos que queiram vir para o concelho de Baião, sendo que a adicionar às soluções habitacionais já disponibilizadas pela autarquia, as famílias baionenses cederam até ao momento 12 habitações para o efeito.

As habitações são de diferentes tipologias, desde o t0, passando pelo t1, t2 e t3. A tipologia mais frequente é o t2 (foram disponibilizadas seis habitações deste tipo).

Já estavam disponíveis também 13 soluções de alojamento que pertencem à Câmara Municipal de Baião, a entidades sociais do concelho e a corporações de bombeiros baionenses sendo que a totalidade das soluções permitirá acolher 115 pessoas.
A autarquia baionense está em contacto com o Governo Português e com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), comunicando regularmente as disponibilidades de apoio e de acolhimento existentes em Baião para receber cidadãos ucranianos.

“Estamos muito contentes por ver este nível de generosidade dos baionenses para com o povo ucraniano. A nossa comunidade está a ter vários gestos de apoio. Foram organizadas ações de recolha de alimentos e de outros bens. E a cedência de alojamentos é outro exemplo dessa solidariedade. A nossa comunidade é muito amigável e certamente irá receber de braços abertos as pessoas que queiram vir para Baião, especialmente quando se trata de atenuar o sofrimento deste povo”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Já garantiram colaboração na bolsa de acolhimento, a Cecajuvi, o Centro Social de Santa Cruz do Douro, a OBER e a Santa Casa da Misericórdia de Baião, as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere e a União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró.

Estão incluídos apartamentos e casas propriedade destas entidades, estando ainda em aberto a possibilidade de serem realizadas obras de adaptação de antigas escolas primárias desativadas, para esta finalidade.

As empresas do concelho também mostraram disponibilidade de acolher trabalhadores da Ucrânia que cheguem a Baião. Estas ofertas foram transmitidas aos Gabinetes de Inserção Profissional do concelho, que estão disponíveis para atender todos os cidadãos.

Ao todo estão identificadas 46 oportunidades de emprego repartidas pelas seguintes áreas “hotelaria e turismo” (11 vagas), “confeção têxtil” (2 vagas), “restauração” (3 vagas) e “construção civil” (30 vagas).

Estas vagas podem ser preenchidas por cidadãos portugueses, ucranianos ou de outra nacionalidade. Contudo, existiu essa comunicação da sua disponibilidade, por parte das empresas do concelho no contexto da grave crise humanitária que afeta os ucranianos, no seguimento da guerra vivida naquele país.

Os cidadãos e empresas baionenses podem colaborar no apoio aos cidadãos ucranianos nas duas vertentes de alojamento e emprego, comunicando com a Câmara Municipal através destes contactos:
– 964552329
– e-mail sosucrania@cm-baiao.pt