Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Amarante participa em projeto de Erasmus

Com o intuito de promover a economia como incremento do turismo, dar a conhecer a história, a arquitetura e ambiente social, o Projecto “Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities” envolve 6 Entidades de Educação e Formação, de 6 países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal).

Na perspetiva dos Formandos e Formadores intervenientes no projeto, este relevará a importância do estudo da História, Arte e Sociedade nas escolas/centros participantes, incrementando a motivação dos alunos com impacto nos resultados de aprendizagem.

Pretende-se assim, que os formandos fiquem “mais aptos para o trabalho de equipa e das suas competências de comunicação e apresentação, assim como do conhecimento da língua inglesa. OS alunos irão utilizar plataformas e funcionalidades multimédia atuais para elaborar mecanismos para depois proceder à apresentação das suas comunidades locais ao público em geral. Durante as mobilidades serão realizadas visitas aos bairros/locais selecionados e realizadas entrevistas aos moradores, historiadores, empresários, registos fotográficos e videoclipes curtos, pesquisada a história das comunidades. No final de cada mobilidade, será realizada uma miniconferência na escola anfitriã, durante a qual a pesquisa e trabalhos realizados serão apresentados à escola”, refere a organização.

Os resultados do projeto serão posteriormente divulgados nas redes sociais, assim como, através de folhetos apresentados em pontos estratégicos (bairros e pontos turísticos).

As atividades realizadas até à data foram:
Mobilidade – Budapeste – De 2019-12-01 a 2019-12-07.
Mobilidade – Copenhaga – De 2021-09-12 a 2021-09-17.
Mobilidade – Vilnius – De 2021-12-05 a 2021-12-11.
Mobilidade – Długołęka- De 2022-01-24 a 2022-01-28.

Em cada mobilidade participaram por princípio 2 professores e 3 alunos de cada escola visitante, até ao momento este projeto envolveu diretamente 86 participantes das escolas visitantes.

Parceiros
 Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Portugal de Amarante, Portugal;
 Budapesti Muszaki Szakkepzesi Centrum Petrik Lajos Ket Tanítasi Nyelvu Vegyipari, Hungria;
 Borupgaard Gymnasium, Dinamarca;
 Vilniaus Simono Daukanto gimnazija, Lituânia;
 Zespol Licealno-Gimnazjalny w Dlugolece, Polónia;
 IIS Gobetti Marchesini Casale, Itália.