
Assinala-se no próximo dia 24 de março, o Dia do Município de Baião. Recorde-se que a palavra “Baião” aparece pela primeira neste dia, no ano de 1066. O dia do município foi instituído em 2017, numa iniciativa entre a autarquia e a Assembleia Municipal de Baião, celebrando-se este ano no dia 26 de março, no espaço Casarão, em Santa Marinha do Zêzere, a partir das 15 horas.
Entre as celebrações, destaque para a atuação da Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e da Banda Marcial de Ancede. Será também apresentado um documentário sobre o Dia do Município, assim como um vídeo sobre Joaquim Nogueira, baionense e o único construtor de concertinas do país, que abrilhantará esta iniciativa com uma atuação conjunta com o seu filho Ruka Nogueira.
Este ano serão galardoadas várias personalidades e entidades, entre as quais algumas cuja distinção já tinha sido aprovada em 2020, revela a autarquia baionense. A Câmara Municipal, em conjunto com a Comissão de Distinções Honoríficas, propõe a atribuição de distinções honoríficas, como forma de reconhecimento a pessoas singulares ou coletivas que, na área do Município de Baião, fomentam e desenvolvem atividades de relevo e valor no âmbito cívico, cultural, desportivo, empresarial e social, e têm contribuído para o engrandecimento do nosso concelho e merecendo, por isso, uma homenagem digna e justa.
Neste dia, também serão atribuídas Medalhas de Distinção Profissional ao Serviço do Município para Funcionários da autarquia, no ativo ou aposentados, com 35 ou mais anos de serviço e entre os 25 e 34 anos de ligação à autarquia.
A Comissão de Distinções Honoríficas, constituída em 2019, é composta por dez personalidades da sociedade civil, de áreas como a Cultura, o Ensino, a Saúde ou o Associativismo. As intervenções estarão a cargo dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião.