Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Concelho de Baião acolheu até ao momento 23 refugiados vindos da Ucrânia

Até ao passado dia 5 de abril, o município de Baião recebeu um total de 23 pessoas, provenientes da Ucrânia.  A autarquia refere em comunicado, que continua a colaborar com o organismo público “Alto Comissariado para as Migrações”, entidade responsável pela coordenação do processo a nível nacional.

Recorde-se que numa primeira estância, foram criadas bolsas de alojamento e de acesso a oportunidades de emprego, ao qual se juntaram cidadãos baionenses e empresas locais, além do apoio das Corporações de Bombeiros, Associação Empresarial, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia.

“Têm também existido muitos donativos para as famílias que já chegaram a Baião, para atenuar necessidades que se verificam em diferentes níveis. Estes donativos são feitos através da entrega de bens, mas também de dinheiro, que chega às famílias nesta fase inicial, de emergência e de maiores dificuldades”, refere a autarquia.

Ao mesmo tempo está a ser prestado apoio em áreas importantes para a integração dos cidadãos Ucranianos:

– Disponibilização de alojamento, com o respetivo pagamento de água, luz, gás e internet;

– Disponibilização de bens de primeira necessidade;

– Refeições confecionadas e bens para confeção própria;

– Acesso ao sistema nacional de saúde e a cuidados de saúde primários;

-Obtenção de toda a documentação para poderem beneficiar da Lei de Proteção Temporária de Pessoas Deslocadas – que permite residência legal, integração no sistema de segurança social e no mercado de trabalho;

– Diálogo com os Agrupamentos de Escolas para a integração das crianças ucranianas no sistema educativo.

– Diálogo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com o Instituto de Segurança Social para a inserção no mercado de trabalho e formação de turmas para aprendizagem do português e obtenção de subsídios.

Os canais de comunicação da Câmara Municipal de Baião dedicado ao apoio a cidadãos ucranianos são:- 964552329  /e-mail  sosucrania@cm-baiao.pt