Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O CHTS celebra o Dia Mundial da Saúde com lançamento de eBook “Boas Práticas ao Serviço do Utente”

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai assinalar o Dia Mundial da Saúde no próximo dia 7 de abril. A celebração será feita com o lançamento do eBook “Boas Práticas ao Serviço do Utente” que tem como objetivo promover a literacia em saúde na comunidade.

O e-book tem coordenação científica de Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, e apresenta e explica, através de mensagens simples, alguns dos projetos implementados no centro hospitalar para os utentes e que incluem as diferentes fases do ciclo da vida, ou seja, desde o nascimento ao envelhecimento.

Estes trabalhos foram desenvolvidos por equipas multidisciplinares do CHTS e, tendo em conta a constante evolução na área da saúde, o formato eBook foi o escolhido por permitir mais facilmente a atualização dos conteúdos e, assim, garantir sempre uma informação correta e fidedigna aos utentes.

A Literacia em Saúde é um tema emergente na sociedade e diversos estudos demonstram que contribui para a promoção da saúde e prevenção da doença dos cidadãos, melhorando o seu bem-estar e qualidade de vida. “Implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de forma a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida” refere o CHTS.

Nesta iniciativa, além dos profissionais e elementos do Conselho de Administração do CHTS, são também convidados a palestrar Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Tânia Neto, utente do CHTS, e Telma Dias da ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados.