
O Conselho Local de Ação Social do Marco de Canaveses aprovou cinco candidaturas apresentadas por instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho a financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) no sentido da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais.
As cinco candidaturas representam 190 lugares em novas respostas sociais de ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Centro de Dia (CD) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), bem como a manutenção de 85 lugares já existentes em respostas de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário chegando a um total de 275 lugares abrangidos em respostas sociais no concelho.
A Vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Clara Marques, presidiu à reunião do CLAS e referiu que “São cinco candidaturas meritórias e nas quais depositamos muitas expectativas. São 275 vagas que poderão vir a garantir uma maior e melhor cobertura assistencial do território no que respeita ao apoio social especificamente dirigido à população idosa, permitindo também introduzir inovação na abordagem aos novos perfis de envelhecimento verificados na população”.
Foi também apresentada durante a reunião, a Plataforma da Rede Social do Marco de Canaveses que será publicada brevemente e foi feita a divulgação junto dos parceiros da Consulta Descentralizada do Marco de Canaveses no âmbito dos Comportamentos Aditivos e Dependências em funcionamento na Unidade de Saúde de Bem Viver.