Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A AMBT apresentou proposta para classificar a Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional

A Associação de Municípios do Baixo Tâmega apresentou uma proposta para classificação da Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional, sendo que no próximo dia 21 de abril, pelas 15h00, no salão Nobre da Câmara Municipal de Baião, decorre uma sessão de auscultação pública, dirigida ao público em geral e a entidades locais e regionais relevantes para este processo de classificação.
A sessão pública de auscultação que se realizará antes do início do período de discussão pública para a classificação da Serra da Aboboreira como paisagem Protegida Regional, contará com a presença dos autarcas dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, e tem como objetivo a apresentação da proposta de classificação desta Paisagem Protegida Regional.

A sessão contará com a participação de técnicos especialistas envolvidos nos estudos de diagnóstico e caracterização da área agora proposta a classificar e será apresentada a sua proposta de ordenamento e de gestão. Seguir-se-á um debate para recolha de observações e sugestões sobre esta proposta de classificação.

De acordo com do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, devem ser classificadas como áreas protegidas as áreas terrestres e aquáticas interiores em que a biodiversidade ou outras ocorrências naturais apresentem, pela sua raridade, valor científico, ecológico, social ou cénico, uma relevância especial que exija medidas específicas de conservação.

A Serra da Aboboreira, partilhada pelos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, apresenta, no entender destes três municípios, condições excecionais que justificam a criação de uma Paisagem Protegida Regional.