Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Nova Extensão dos Serviços Municipais da Câmara de Baião é inaugurada esta sexta-feira

Localizada na Rua Eça de Queiroz, a nova Extensão dos Serviços Municipais da Câmara Municipal de Baião vai ser inaugurada esta sexta-feira pelas 12h00. Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, será um dos presentes.

O edifício com mais de 100 anos, onde funcionaram o Tribunal, a Biblioteca e o Museu Municipal, foi remodelado pela autarquia, num investimento de 527 mil euros, apoiado por Fundos Comunitários. Vai albergar 30 colaboradores, de 7 unidades orgânicas, nomeadamente Educação; Proteção Civil; Assuntos Sociais; Recursos Humanos; Modernização Administrativa; Formação, Qualificação e Emprego e Logística.

O projeto de renovação do imóvel incidiu na renovação do interior e do exterior do edifício, remodelação das paredes e pavimentos e mudança das caixilharias e instalações elétricas. O equipamento está dotado de um elevador para pessoas com mobilidade condicionada, permitindo o acesso ao andar superior.

Para o vice-presidente e responsável pelos Recursos Humanos da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, “este novo espaço trará uma maior operacionalidade dos serviços e a melhoria das condições de trabalho e de conforto. É um investimento na modernização da nossa organização, na qualificação dos nossos serviços e na criação de melhores condições para atendimento e serviço aos cidadãos”, observou. Existirá também uma maior eficiência energética, tornando o edifício mais capaz de corresponder às necessidades atuais de redução do consumo energético.

História

Desde a sua construção, cuja data se desconhece, até ao ano de 1911, funcionaram no edifício os serviços da Administração Municipal e o Estabelecimento Prisional.  Em 1911, ocorreu um incêndio no edifício que impossibilitou a sua utilização até 1945.

A partir de 1945 até 1981 foi Tribunal da Comarca de Baião, conjuntamente com os serviços da Conservatória do Registo Civil, do Registo Predial e da Delegação Escolar. Entre 1981 e 1998 continuou a funcionar a Delegação Escolar, albergou também a Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian de 1994 a 2003. Em 2000 foi criado o Núcleo Museológico de Arqueologia que funcionou até ao ano de 2020. A Biblioteca Municipal foi criada em 2003 e esteve no edifício até 2020, ano em que se iniciaram as obras de requalificação.

 

Fonte: Câmara Municipal de Baião.