O projeto Desagro 4.0 vai promover as jornadas sobre “Tecnologias de Precisão no Setor Frutícula

Ouvir a Notícia

Os parceiros do projeto DESAGRO 4.0 vão promover, no próximo dia 9 de maio, as jornadas sobre o tema “Tecnologias de Precisão no Setor Frutícola”. Um evento que será realizado presencialmente na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, Fundão, e transmitido em simultâneo via online.

O evento, que terá início às 14h30, contará com uma sessão de divulgação de soluções tecnológicas para o setor da fruticultura. Serão apresentados produtos e serviços de apoio à fruticultura de precisão, nomeadamente, equipamentos de medição e controlo de maturação, espectrómetros, rastreadores de frutas, embalamento inteligente e software de gestão agrícola.

Por último, serão apresentados os Dossiers de Inovação dos Modelos Técnico-Económicos para a fileira da cereja e entrepostos frutícolas. Estes documentos resultam do trabalho desenvolvido ao longo do projeto DESAGRO 4.0 e pretendem ser um instrumento que apoie o produtor na integração de sistemas inteligentes nas suas produções.

A inscrição neste evento é gratuita mas obrigatória.

O projeto DESAGRO 4.0 é uma rede de cooperação que pretende identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT (Internet of Things) nos sectores agroalimentar e agroindustrial das regiões do Douro Verde e da Cova da Beira e tem como missão dotar as explorações agrícolas destes territórios com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua atividade.

O projeto DESAGRO 4.0 resulta de uma parceria entre a DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, a Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização