Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Os “Fins de Semana Gastronómicos” regressam a Marco de Canaveses no próximo fim-de-semana

Os ‘Fins de Semana Gastronómicos’ regressam a Marco de Canaveses já esta sexta-feira, dia 20 de maio, até domingo, dia 22 de maio. Ao longo de três dias, vai ser possível provar o tradicional Anho Assado com Arroz de Forno, o Verde como entrada ou petisco, acompanhar com os Vinhos Verdes branco, tinto ou rosé produzidos no Concelho, e as Fatias do Freixo da Casa dos Lenteirões, entre outros produtos gastronómicos.

Os Fins de Semana Gastronómicos 2022, vão destacar a “gastronomia da época” nos restaurantes Marcuenses que aderiram a este evento, promovido pela entidade de Turismo do Porto e Norte, à qual a autarquia marcuense se associa, com o objetivo de  “recuperar hábitos de consumo, valorizar os produtos endógenos regionais e contribuir para a sustentabilidade ambiental.”

O Vereador do Município do Marco de Canaveses, responsável pelo Pelouro do Turismo, Paulo Couto, afirma que “pretendemos apoiar e incentivar a restauração, um dos setores mais afetados pela pandemia, e, foi nesse sentido, que alteramos a data da realização do evento para o terceiro fim de semana de maio, a pedido dos restaurantes uma vez que o mês de janeiro não vinha a ser rentável. Com a iniciativa ‘Fins de Semana Gastronómicos’ desejamos ainda atrair turistas nacionais e estrangeiros, que possam comprovar a qualidade da gastronomia no Marco de Canaveses, mas também a atratividade da oferta turística no Concelho com um património natural e histórico ímpar e que complementa de forma perfeita o programa de quem escolheu o Marco como destino”.

Fazem parte deste Fim de Semana Gastronómico os restaurantes: Albufeira; A Ver o Douro; Cancela Velha; Penhadouro; Pensão Magalhães; O Plátano; Arquinhos de Canaveses; A Tasca da Joana; Aldeia 1375; Alquimia Bistrô.

 

Juntam-se ainda ao evento vários empreendimentos turísticos como o Hotel Quinta de Santo António Country House e Villas; a Quinta de Cabanas Douro Country House; a Casa de Campo de Santa Cristina; a Casa de Quintã, na Folhada; a Casa das Vendas; a Casa de Quintã; o Outeiro Tuías Manor House; o Hostel Albufeira; a Casas de Canavezes; o Alojamento Santa Maria e Casa Senhora da Silva.

Os clientes dos Fins de Semana Gastronómicos, podem beneficiar de 10% de desconto nas duas noites de sexta-feira e sábado nos empreendimentos turísticos aderentes. Também os estabelecimentos de restauração aderentes foram convidados a oferecer aos clientes, que optem pelo prato típico, um copo de vinho de “boas-vindas” da Rota dos Vinhos do Marco. Quanto às visitas nas Adegas Enoturísticas, os clientes devem contactar o produtor e marcar uma prova de vinhos. As Quintas Enoturísticas aderentes foram: Casa de Vila Boa; Casa de Vilacetinho; Vinho Besta; Chapeleiro; EPAMAC; Quinta da Torre; Quinta da Samoça; Quinta do Beiral; Quinta do Burgo e Sapateiro.

Os Fins de Semana Gastronómicos, também irão contar com uma atuação dos Ranchos Folclóricos, no Jardim Municipal Adriano José de Carvalho e Melo, no domingo, dia 22 de maio, pelas 15h00. Assim, o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance, o Rancho Folclórico do Grupo Desportivo de Gouveia, o Rancho Folclórico de São João de Alpendorada, o Rancho Folclórico de Quintã – Soalhães, o Rancho Folclórico de Santo André de Vila Boa de Quires e o Rancho Folclórico de Piares – Penhalonga, fazem a concentração junto à Câmara Municipal e saem em desfile até ao Jardim para darem início à atuação pelas 16h00.