Baião promove conferência sobre a importância da sustentabilidade

Ouvir a Notícia

A Câmara Municipal de Baião vai promover, no próximo dia 25 de maio, um debate nacional e internacional sobre a importância da sustentabilidade com a conferência “A Sustentabilidade na Diferenciação e Valorização dos Territórios”. O evento vai contar com a presença de conferencistas de áreas como a ecologia, a cultura, o turismo e o desenvolvimento local e regional.

Marcarão presença o presidente do organismo que supervisiona as classificações de turismo sustentável a nível mundial, Luigi Cabrini do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Esta é uma organização de âmbito mundial criada originalmente em 2007, com o apoio da Fundação das Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Rainforest Alliance e Organização Mundial do Turismo. O GSTC funciona como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas/ selos de turismo sustentável, sendo uma referência mundial para o setor. Marcará também presença um representante da EarthCheck, entidade certificadora e líder em “benchmarking” científico e consultoria para viagens e turismo, além de representantes de territórios nacionais e estrangeiros com o mesmo selo de sustentabilidade.

O encontro terá lugar no Auditório Municipal de Baião e é dirigido a profissionais do setor privado e a decisores públicos, sendo aberto ao público em geral.

Programa:

“A Sustentabilidade na diferenciação e valorização dos territórios”
13h45 – Receção aos participantes
14h15 – Sessão de abertura
– Anabela Cardoso (Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Baião)

14h30 – Sustentabilidade, Cultura e Responsabilidade social
Oradores: António Ponte (Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis), José António Barros (Administrador da Fundação Eça de Queiroz), Paulo Monteiro (Diretor da Glorybox – Gestão Integrada do Património Cultural) e representante da EDP Moderador: Lino Tavares Dias (Arqueólogo)

15h10 – Mudar de paradigma: uma visão holística da sustentabilidade ambiental
Oradores: Joaquim Ribeiro (Sócio-Gerente da JASE Hotels & Resorts), João Honrado (Investigador do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), Pedro Teiga (Especialista em Reabilitação de Rios) e Daniel Frey (Auditor e CEO da empresa de consultoria em sustentabilidade Green Growth)

Moderador: Telmo Medeiros Pinto (Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal
do Tâmega e Sousa)

15h50 – Destinos Turísticos Sustentáveis: Verde é o novo destino!
Oradores: Paulo Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Baião), Manoel Batista (Presidente da Câmara Municipal de Melgaço), Rosa Costa (Diretora Regional do Turismo dos Açores), Annalena Wallin (Gestora do projeto de destino sustentável de Järvsö – Suécia), Luigi Cabrini (Presidente GSTC), Pau Pitarch (Representante da Earthcheck para o Sul da Europa e América Central)
Moderador: Paula Nunes da Silva (Apresentadora do programa Planeta Verde – Porto Canal)

16h40 – Encerramento da sessão
– Luigi Cabrini (Presidente do GSTC)
– Paulo Pereira (Presidente da Câmara Municipal de Baião)

17h00 – Café/ Networking