Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Cinfães combate praga de vespas das galhas do castanheiro

As freguesias de Tendais e Oliveira do Douro,  foram alvo de uma largada de insetos parasitoides para combater a praga das vespas das galhas do castanheiro, por parte da autarquia de Cinfães, em parceria com a Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais.

A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais, associação ligada diretamente à produção de castanha com a promoção da Feira da Castanha há mais de 15 anos, teve a responsabilidade de identificar os locais para a realização da largada e de acompanhar todo o processo. Nesse sentido, foram alvo da largada a localidade de Vale Fernandes, em Tendais, junto à estrada municipal de acesso a Sá e Casais. Já em Oliveira do Douro, ocorreu num souto de castanheiros junto à Aldeia de Boassas.

A vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de gomos nas galhas e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo assim diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros.

O controlo da vespa das galhas do castanheiro tem apenas a luta biológica como modo de combate autorizado, sendo realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitóide específico, o ‘Torymus sinensis’.