
Já se encontra a funcionar no Palácio da Justiça, em Baião, o Balcão Único do Prédio (BUPi). O projeto resulta de um acordo de colaboração interinstitucional entre a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, o Instituto dos Registos e do Notário, I.P. e a Câmara Municipal de Baião, e surge da necessidade de aumentar o conhecimento sobre os limites e a titularidade da propriedade em território nacional. Segundo a autarquia de Baião, até ao momento, já foram registadas mais de 370 propriedades.
O BUPi vai permitir identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, e garantir a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade, funcionando de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00. Os baionenses que pretenderem fazer o registo dos seus prédios devem fazer um agendamento prévio, presencialmente ou através dos contactos disponíveis (939 994 092; bupi@cm-baiao.pt), e devem fazer acompanhar-se do respetivo Cartão de Cidadão e da caderneta predial com o número das matrizes.
O Balcão Único do Prédio (BUPi) de Baião é financiado pelo programa NORTE2020 no âmbito de uma candidatura apresentada ao Sistema de Informação Cadastral Simplificada – n.º NORTE-62-2020-23 – Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada.