Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A CIM do Tâmega e Sousa promove conversas sobre o Ensino Profissional nos dias 20 e 27 de junho

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) promove, nos dias 20 e 27 de junho, o TâmegaSousa Educa Talks, relativo ao tema “Ensino profissional: alternativa ou prioridade?”. As “conversas” serão em formato online, com transmissão no Facebook da CIM do Tâmega e Sousa, e decorrerão em dois momentos. A primeira terá lugar no dia 20 e a segunda no dia 27, ambos entre as 21h00 e as 22h00. A iniciativa insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos deste território.

Segundo a CIM do Tâmega e Sousa, “considerando as orientações europeias, Portugal terá de aumentar para 55% o número total de alunos a frequentar o ensino profissional. Nesse sentido, torna-se fundamental (re)direcionar as políticas educativas, os interesses dos alunos e as necessidades das empresas.”

As conversas promovidas irão abordar a realidade do ensino profissional, que contarão, no dia 20, com as intervenções de Catarina Martins, diretora da licenciatura em turismo do Instituto Politécnico de Bragança, e de Sérgio Afonso, Delegado Regional da Direção de Serviços da Região Norte da Direção- Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, num debate moderado por Laura Dinis, Diretora da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses, e, no dia 27, com a comunicação de Daniel Carvalho, Secretário-Geral do EDULOG, um think tank da Fundação Belmiro de Azevedo direcionado para a área de educação e que se dedica à investigação, análise e discussão do sistema de ensino português, que será moderada por Vera Sampaio, Diretora da Escola Profissional de Felgueiras.

Dirigidos a pais, encarregados de educação, alunos, docentes e empresários, o primeiro Talk abordará as ferramentas de seleção de cursos profissionais, bem como as oportunidades pós- conclusão do curso profissional, enquanto no segundo Talk será analisado o estado da arte do ensino profissional em Portugal e na Europa e da absorção destes profissionais pelo mercado de trabalho.

A participação nos Talks é gratuita. Os interessados podem assistir aos mesmos através do Facebook da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em https://www.facebook.com/cimtamegaesousa.

O TâmegaSousa Educa Talks insere-se na estratégia educativa TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovida pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.