Estudo da Bloom Consulting indica que a marca “Penafiel” tem a melhor performance do Tâmega e Sousa

Ouvir a Notícia

Um estudo recente Bloom Consulting, empresa especializada nas “marcas-país”, aponta Penafiel como o território da região do Tâmega e Sousa com melhor performance em termos de estratégia de marca

Este estudo, o Portugal City Brand Ranking©, analisa o desempenho das estratégias de marca dos 308 municípios portugueses utilizando três variáveis distintas. A primeira utiliza dados estatísticos, em que são recolhidas e analisadas todas as estatísticas relevantes para cada uma das áreas dos municípios. A segunda variável utiliza uma ferramenta própria da Bloom Consulting chamada Digital Demand  que mede todas as pesquisas online realizadas nos principais motores de busca sobre cada município. A última variável mede  o desempenho online de todas as plataformas e redes sociais dos municípios.

Segundo o estudo, “as pesquisas online globais de 2021 por Penafiel subiram 30% em relação a 2020, sendo “Acesso à Saúde”, “Empregos”, “Hotéis”, “Restaurantes”, “Câmara Municipal”, “Renda” e “Parques Aquáticos”, os temas mais pesquisados. Por sua vez os temas “Restaurantes”, “Locais a visitar” e “Parques Aquáticos” são os que mais cresceram.” refere a autarquia penafidelense.

O estudo indica ainda que a Marca Penafiel subiu 19 posições da 54.ª para a 35ª a nível nacional, a melhor classificação de Penafiel neste estudo.

A nível regional, Penafiel subiu de 18º para 14º no norte do país, também a melhor posição de sempre, ultrapassando o 15º posto de 2015.  No parâmetro de negócios, Penafiel sobe a nível nacional de 51º para 43º e na região de 20º para 19º. Em Visitar, passa de 69º para 52º, e a nível regional, de 22º para 18º. No Viver, sobe de 50º para 29º, sendo que na região norte, passa de 18º para 12º.

Este ranking é desenvolvido pela Bloom Consulting, que desde 2003 se dedica exclusivamente à área de Place Branding (marcas territoriais), quer na vertente de consultoria, quer na vertente de investigação. Para além de estudos com organizações internacionais como o World Economic Forum ou a OCDE, a Bloom Consulting aposta na realização de estudos locais essenciais para perceber a evolução do desempenho das marcas territoriais locais e regionais.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa referiu que estes “ São excelentes resultados que comprovam o trabalho de posicionamento e de notoriedade, do concelho, que temos vindo a fazer. Além de Penafiel estar cada vez mais atrativo enquanto território, como demonstram os resultados, verificamos também que as pessoas pesquisam cada vez mais sobre Penafiel e sobre a sua oferta turística, entre outras, o que naturalmente é um indicador de que estamos no caminho certo.”