
No próximo dia 30 de junho, às 21h, a organização do Penafiel Racing Fest vai promover uma formação de capacitação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, para dar a conhecer técnicas e ferramentas em caso de acidente numa prova de rally.
A sessão vai ser direcionada às três corporações de bombeiros do concelho (Penafiel, Paço de Sousa e Entre-Os-Rios), à proteção civil e elementos da equipa médica do CHTS,.
A formação será guiada pela organização do Racing Fest e pelo Comandante dos Bombeiros de Penafiel, José Silva, que possui formação na área adquirida por parte da FIA (Federação Internacional do Automóvel), dada durante o WRC Rally de Portugal.
O responsável pela organização do Penafiel Racing Fest,Óscar Coelho, refere que “A segurança nas provas e a preparação dos nossos profissionais em caso de acidente são para nós prioridades. Esta é já a segunda vez que realizamos esta formação. Nunca é demais adquirir conhecimento e treiná-lo, sobretudo, quando em causa poderá estar a vida de uma pessoa. O objetivo é mesmo que os bombeiros e equipas compreendam a forma adequada de extração dos pilotos de um carro de corridas acidentado e conheçam bem os equipamentos de segurança dos pilotos e das viaturas, por exemplo, o sistema de extinção automático, o corta-corrente, cintos de segurança, entre outros.”
A sessão vai contar ainda com a presença de um carro de corrida de última geração e dois pilotos equipados a preceito, Bruno Almeida e Joaquim Carvalhinho.
Após dois anos de pausa devido à pandemia, o Penafiel Racing Fest está de volta nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho. Pilotos de várias nacionalidades vão disputar as provas de Rali “Taça Joaquim Santos”, Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Clássicos, Drag Racing, e uma Corrida de Motos Clássicas 50cc e 85cc, ao longo de 3 dias e por todo o concelho. Este ano, a grande novidade é a integração de duas provas, o Drag Racing e o Super Enduro, no Campeonato Nacional das respetivas modalidades.
Foto de Capa: Carlos Nemeth