Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião é distinguido como “Destino Revelação do Ano”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) distinguiu o Município de Baião como “Destino Revelação do Ano”.

Segundo a AHRESP, “Baião é o primeiro Município Português distinguido como Destino Turístico Sustentável, uma distinção internacionalmente reconhecida pela organização internacional Conselho Global de Turismo Sustentável – criada com o apoio das Nações Unidas. Fruto da estratégia de desenvolvimento dos ativos turísticos, promovida pelo Município de Baião em parceria com os operadores turísticos locais, o número de dormidas tem vindo a crescer de forma progressiva”.
Baião estava nomeado para esta categoria conjuntamente com Arouca, Coimbra, Évora e Ilha das Flores.

A cerimónia de entrega dos Prémios AHRESP teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa, no dia 1 de julho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

O autarca baionense, referiu que “Portugal é fantástico e termos sido eleitos como Destino Revelação do Ano, é absolutamente fantástico!

E se a AHRESP nos descobriu, é porque teve, certamente, boas razões para isso. E serão, também, certamente, boas razões para que todos nos possam visitar. E não só a Baião.

Também aos municípios nossos vizinhos que integram o Território do Douro Verde. Concorremos não uns contra os outros, antes concorremos todos, em conjunto, para a disponibilização de uma Oferta Turística diversificada e de qualidade, ao mesmo tempo que concorremos para a melhoria da qualidade de vida das nossas populações. Fomos o Município vencedor, mas esta é uma vitória que não é exclusivamente nossa, mas sim de toda a região do Douro Verde. Uma região com ativos naturais, turísticos e humanos de grande valor e uma referência para o país.

Temos um potencial de crescimento enorme e juntos na valorização do território conseguiremos melhor potenciar os nossos ativos e produtos turísticos de qualidade, fazendo deste um território de referência na região.

Gostaria ainda de deixar uma palavra de agradecimento à AHRESP pelo trabalho desenvolvido na valorização de um sector estratégico para o país e ao Turismo do Porto e Norte de Portugal, pelo dinamismo que tem imprimido na divulgação de uma região que tem ativos ímpares e uma capacidade de crescimento incrível. Juntos, o céu é o limite!

Baião foi o primeiro Município português a ser certificado como Destino Turístico Sustentável, um reconhecimento que também muito nos orgulha e que é reflexo de um aturado trabalho de muita gente em muitos sectores.

Cada um no seu sítio, na hotelaria, na restauração, nas demais atividades turísticas e na generalidade do tecido empresarial, todos se empenham e emprestam o seu talento e capacidade de trabalho para que o nosso território evolua cada vez mais.

Sem esquecer os colaboradores da autarquia que têm sido fantásticos na sua vontade em construir um Baião melhor para todos.

No último ano, temos vindo a realizar um trabalho muito fino, muito miudinho, com a Earthcheck no aprofundamento da nossa estratégia de turismo, estando em preparação um instrumento de trabalho que dará ainda maior ênfase à nossa ambição, respondendo aos desafios atuais do mercado turístico e preparando o futuro, para uma realidade muito dinâmica, na qual o perfil do turista se tem vindo a alterar. Gostaria ainda de agradecer a quem votou em nós e deixar uma palavra de apreço para os baionenses. Todos os baionenses. São eles a alma do território. O valor maior de
Baião. Com a sua simpatia, genuinidade e hospitalidade, Baião tem-se vindo a tornar uma referência nacional.

É para eles este prémio!

Esta distinção é mais um passo num processo evolutivo e contínuo que não se esgota aquando da certificação, pois não é um projeto para uma geração, mas sim o projeto de uma geração para o futuro”.

A organização dos Prémios AHRESP é da responsabilidade da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.