
Dedicada à artista Carmen Miranda e com a curadoria de António Ponte, a exposição temporária intitulada “Antestreia”, vai marcar a reabertura do Museu Carmen Miranda, que se encontra encerrado para obras de requalificação e ampliação, no próximo dia 5 de agosto, pelas 18h30.
“Está a terminar a fase de transição do Museu Municipal Carmen Miranda. De um edifício exíguo passaremos para um local espaçoso e moderno, capaz de mostrar a antigas e novas gerações a artista internacional nascida no Marco de Canaveses e de apresentar o novo Marco. Entre os dois momentos, da memória do antigo museu e antes da inauguração do novo surge a exposição “Antestreia”. Abrimos o edifício ao público que quer conhecê-lo e desvendamos o que aí vem, numa grande exposição”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.
A reabertura do museu assinala de forma simbólica o aniversário da morte de Carmen Miranda, que nasceu a 9 de fevereiro de 1909, no Marco de Canaveses, e faleceu a 5 de agosto de 1955, nos Estados Unidos da América.
As obras implicaram um investimento por parte da da autarquia marcuense de 1,1 milhões de euros, financiado em 85% pelo Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) .