
Direcionado aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, a autarquia de Baião vai promover em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.
O objetivo do programa é o de promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.
Estes objetivos são propostos pelo Governo e que a autarquia baionense pretende colocar em prática através do programa “Patrulha Baião”, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.
No projeto “Patrulha Baião” os voluntários intervêm especificamente n sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da distribuição de panfletos; Inventariação de áreas necessitadas de limpeza; Vigilância fixa em postos de vigia, definidos pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios; Vigilância a pé partindo dos postos d vigia e recolha de lixo.
O programa vai decorrer de 18 de julho a 14 de setembro. Cada turno envolve 10 jovens, tem a duração mínima de 15 dias, 5 horas diárias, das 14 às 19 horas, decorrendo todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
Durante o período de voluntariado estão disponíveis quatro turnos:
1º –18 de julho a 1 de agosto;
2º – 02 a 16 de agosto;
3º – 17 a 31 de agosto;
4º – 01 a 14 de setembro;
Os voluntários vão receber uma formação com data ainda a definir. As inscrições têm de ser realizadas individualmente até 5 dias antes do início do projeto na Plataforma do IPDJ: programas.juventude.gov.pt. Após a inscrição, e seleção, cada jovem voluntário receberá uma bolsa no valor de 180 euros.