
“Mais uma edição, mais um sucesso”, é como José Lima Soares, vereador dos Assuntos Económicos da autarquia de Baião, carateriza a 16.ª edição do Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno, que decorreu no passado fim de semana.
José Lima evidenciou, mais uma vez, o papel dos produtores e dos restaurantes “que são quem dá a razão de ser ao festival e mais uma vez contribuíram para um evento que promove Baião pela positiva”, referiu.
Cerca de 20 stands e 2 restaurantes preencheram a tenda onde não faltaram os vinhos de Baião da casta Avesso, doçaria regional – incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, citrinos da Pala, broa de milho cozida no local, compotas, licores, ginjinha, chocolates, amêndoas, cerveja artesanal e artesanato típico.
No primeiro dia do evento o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, enumerou os atrativos naturais, patrimoniais e gastronómicos do concelho. “Hoje, Baião dispõe de uma oferta turística qualificada e de pontos de interesse capazes de atrair públicos distintos, especialmente nas áreas do turismo gastronómico, de saúde e bem-estar e ambiental. E a nossa responsabilidade tem vindo a aumentar. A nossa certificação como Destino Turístico Sustentável e, mais recentemente, termos sido agraciados pela Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal como Destino Revelação do Ano, são bem disso exemplo. Temos, assim, que pugnar por uma melhoria contínua”, referiu.