87.8 e 88.5


















FM

(C/Áudio) A exposição “Antestreia” abre as portas à vida de Carmen Miranda

Ouvir a Notícia

Foi apresentada, na passada sexta-feira, a exposição “Antestreia”, patente no novo Museu Carmen Miranda.
A requalificação e ampliação do Museu Carmen Miranda implicou um investimento do Município de 1,1 milhões de euros, cofinanciado em 85% pelo Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Esta não se tratou ainda da inauguração oficial do Museu, sendo que esta está planeada para 9 de fevereiro, data de aniversário de Carmen Miranda, contudo, no dia 5 de agosto, marcou o 67.º aniversário da morte de Carmen Miranda, que a autarquia marcuense quis assinalar com a abertura da exposição “Antestreia”.


Em declarações à Comunicação Social, a edil marcuense, Cristina Vieira, referiu as principais valências que acompanham este novo Museu Carmen Miranda.


A Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, destacou ainda que a par do Emergente Centro Cultural, localizado perto do novo Museu, estas intervenções pretendem tornar Marco de Canaveses um polo da cultura na região.


A autarca marcuense, Cristina Vieira, durante a abertura da exposição “Antestreia” no novo Museu Carmen Miranda.
Com três núcleos fundamentais, a exposição é composta por um percurso inicial pela vida familiar de Carmen Miranda, passando depois a apresentar-se o seu percurso artístico, primeiro no Brasil e América Latina e posteriormente nos Estados Unidos da América, onde, para além da sua presença na Broadway e Hollywood, manteve inúmeros contactos na vida social desse país.


Esta exposição conta com a colaboração da FUNARJ – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro,  entidade que tutela o Museu Carmen Miranda daquela cidade e com quem se estabeleceu um protocolo de colaboração para futuras atividades.
O Curador da exposição é António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, que explicou um pouco do que se poderá encontrar na exposição “Antestreia”.


António Ponte, curador da exposição “Antestreia” e Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis durante a apresentação da exposição.
A exposição e o novo museu podem ser visitados de terça a sexta-feira (das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00) e aos sábados e domingos (das 14h00 às 18h00).