Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Penafiel reforçou junto do Governo e da IP a necessidade da construção da rotunda na ligação à EN106

A Câmara Municipal de Penafiel voltou a insistir com o Governo e com as Infraestruturas de Portugal (IP), para a necessidade de se construir uma rotunda na saída da A4 Penafiel Norte, na intersecção com a variante à EN106, que liga Penafiel a Lousada.

Segundo a autarquia, o local “regista inúmeros acidentes, tendo o mais recente ocorrido este fim-de-semana com uma vítima mortal a lamentar.”

A estrutura é uma estrada nacional, da responsabilidade da IP, contudo, a Câmara Municipal de Penafiel já se tinha disponibilizado para assumir toda a obra, inclusive os custos da mesma, com o objetivo de reduzir um ponto de elevado perigo e sinistralidade.

Em julho, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, deu nota pessoalmente ao Ministro Pedro Nuno Santos e ao vice presidente da IP da total disponibilidade da autarquia para assumir a obra, mesmo não sendo da sua responsabilidade ou competência.

Para Antonino de Sousa “Não podemos andar a empurrar sistematicamente este assunto. Se os organismos nacionais não podem, não se interessam ou não têm condições para resolver o problema, que nos deixem intervir e fazer a rotunda junto da A4. É uma obra fundamental para reduzir a sinistralidade e evitar a perda de mais vidas. Nós estamos disponíveis para avançar, assim nos deixem”.

A Câmara Municipal de Penafiel já trocou várias missivas, desde 2016, com as autoridades nacionais e elaborou inclusive projetos de arquitetura para a construção de uma nova rotunda, que apresentou às Infraestruturas de Portugal, tendo ainda disponibilizado todos os demais elementos solicitados, designadamente estudos de tráfego que também foram exigidos ao Município.

O objetivo da obra proposta pelo Município consiste em reduzir a sinistralidade numa zona muito sensível, onde passam milhares de carros diariamente e que tem registado muitos acidentes. Além disso, a intervenção naquele troço, iria também permitir a redução do trânsito dentro da própria autoestrada, que, por vezes, chega a ficar congestionada na saída para Penafiel.