Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A CIM do Tâmega e Sousa vai levar à AGRIVAL “o que de melhor existe e se faz em cada concelho”

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai estar presente na edição deste ano da AGRIVAL – Feira Agrícola do Vale do Sousa, que começa esta sexta-feira, 19, e decorre até ao dia 28, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Esta é a primeira vez que a CIM do Tâmega e Sousa, em conjunto com os 11 municípios que a integram, participa neste certame, um momento que coincide com o lançamento da nova marca da região, inspirada nas origens e fundações de Portugal e que “vem afirmar este território como uma região de empreendedores” refere a CIM do Tâmega e Sousa em comunicado.
Segundo a Comunidade, a participação na AGRIVAL constituirá, “uma oportunidade para promover junto dos visitantes os produtos tradicionais e os atrativos turísticos e económicos da região do Douro, Tâmega e Sousa.” Para o efeito, estão programados diversos momentos de degustação da gastronomia tradicional e provas de vinhos, com destaque para os vinhos verdes desta região, onde se situam cinco das nove sub-regiões produtoras de vinho verde, e que é a maior produtora e exportadora deste vinho em Portugal.

O programa do primeiro dia será dedicado à região do Douro, Tâmega e Sousa, e será assinalado com um verde de honra no stand da região, localizado na Nave 1 do Pavilhão de Feiras e Exposições, aquando da abertura oficial da AGRIVAL, agendada para esta sexta-feira, dia 19, às 15h00. A programação dos restantes dias, desenhada em estreita articulação com os 11 municípios que constituem a região – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, colocará a tónica naquilo que de melhor existe e se faz em cada concelho.

A AGRIVAL é um dos principais certames do Norte do país, acolhendo, num espaço superior a 25.000 m 2 , expositores ligados à agricultura e ao gado, mas também a inúmeras áreas de negócio, como maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, tecnologia, artesanato, serviços, entre outros.

Durante os 10 dias, a AGRIVAL é visitada por milhares de pessoas, que, para além da vertente expositiva, têm ainda à disposição a Mostra de Gastronomia Nacional, assim como uma forte componente cultural e musical, provas de degustação do vinho verde e concursos de produtos tradicionais, como o da cebola, do melão casca de carvalho, da broa de milho, entre outros.

A participação da CIM do Tâmega e Sousa na AGRIVAL 2022 insere-se na Operação “PROVERE – Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 1 – Destino Turístico”, promovida pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.