
O Campeonato do Mundo de Motonáutica F2 está de regresso à Albufeira da Pala, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Baião, nos próximos dias 9, 10 e 11 de setembro.
A apresentação realizou-se na tarde desta quarta-feira no albergue “Aconchego das Memórias” em Porto Manso, Ribadouro.
A prova irá contar com com 19 pilotos de 14 nacionalidades, sendo a terceira prova da edição de 2022, após passagens na Polónia e Lituânia, sendo a quarta e última etapa a realizar em Vila Velha de Ródão.
https://www.facebook.com/municipio.baiao/videos/586417723181678
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, em declarações à comunicação social, explicou o porquê da promoção de mais uma edição desta prova na Albufeira da Pala.
O concelho de Baião foi certificado como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck, sendo o primeiro concelho do país a obter esta classificação. Como tal, o edil baionense, Paulo Pereira, referiu que esta prova de desporto motorizado, deverá ser compensada com ações pelo meio ambiente, para manter neutra a pegada ecológica do concelho.
A edição de 2022 da prova ainda não possui apoios governamentais confirmados, o que implicou que a totalidade do investimento fosse realizado pela autarquia baionense. O autarca Paulo Pereira, considera que são necessárias medidas que permitam apoios para este tipo eventos a longo prazo, de modo a garantir a presença dos mesmos no concelho durante vários anos.
O edil baionense Paulo Pereira, durante a apresentação da prova de 2022 do Campeonato do Mundo de Motonáutica F2, que se realizará na Albufeira da Pala.
À chegada a Baião, o campeonato encontra-se em aberto, sendo liderado por Mansoor Al Mansoori com 35 pontos, e a prova vai contar pela primeira vez com a equipa australiana Cohen Brothers Racing. O Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), Paulo Ferreira, afirma que tudo indica para uma prova de elevada qualidade na Albufeira da Pala.
O Presidente da FPM, admite que há uma diferenciação nos apoios concedidos a provas em diferentes locais do país, argumentando que a prova de Vila Nova de Ródão, já recebeu o apoio do Turismo do Centro de Portugal, sendo que a prova baionense ainda não recebeu o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O Presidente da FPM, Paulo Ferreira, durante a apresentação da prova de 2022 do Campeonato do Mundo de Motonáutica F2, que se realizará na Albufeira da Pala.
O Vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, também marcou presença na apresentação, concordando que existe uma diferença na distribuição de apoios entre eventos ao centro e sul do pais comparativamente ao norte.
Declarações do Vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeirodurante a apresentação da prova de 2022 do Campeonato do Mundo de Motonáutica F2, que se realizará na Albufeira da Pala de 9 a 11 de setembro.