Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baião: Investimento de 3,71 milhões de euros na captação e rede de abastecimento de água

O concelho de Baião vai contar com um reforço na rede de abastecimento de água através da ampliação da mesma pela ligação entre o reservatório de Amarelhe e o reservatório de Valadares, assim como a construção de uma nova origem de abastecimento com a construção de uma estrutura de captação de água no rio Douro. As intervenções serão levadas a cabo pela empresa Águas do Douro e Paiva, responsável pelo fornecimento de água à Águas do Norte,

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, considera que “a construção destas infraestruturas vai contribuir para uma melhor gestão do sistema de abastecimento, assim como irá permitir um aumento da quantidade de água disponível para fornecimento à população, dado que os pontos de captação existentes já não garantiam água suficiente para se poder servir muito mais pessoas. Alargaremos, assim, a cobertura de rede pública de fornecimento de água que chega, já, a mais de 80% da população. Contudo, para podermos continuar a ter investimentos destes, é fundamental que quem já tem rede de água à sua porta, se ligue”.

A conduta de ligação à rede em baixa, a partir do reservatório de Amarelhe, será instalada paralelamente à conduta de adução ao reservatório de Valadares, ficando já preparada para futura ligação à rede de distribuição existente nas localidades de Cedofeita, Eiras e Eirós, na União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, bem como uma possível expansão futura às freguesias de Viariz e Gestaçô.

Esta intervenção pretende aumentar a fiabilidade do sistema e aumentar a qualidade e quantidade de água para o consumo da população de Baião.
Trata-se de um investimento no valor de 1,66 milhões de euros, que contempla a instalação de 5 km de condutas adutoras para ligação ao reservatório de Valadares, assim como a instalação de dois pontos de entrega para o controlo e quantificação dos caudais transportados a este reservatório e à rede de distribuição da empresa Águas do Norte, que abastece os lugares de Cedofeita, Eiras e Eirós.

No reservatório de Amarelhe, estão também a ser efetuadas intervenções de reabilitação, como pinturas interiores da câmara de manobras, pintura integral das superfícies exteriores das paredes e pintura da escadaria metálica interior.
A conclusão desta empreitada está prevista para julho de 2023.

A empresa Águas do Douro e Paiva vai também criar uma nova origem de abastecimento, através da construção de uma estrutura de captação de água no Rio Douro.

Esta intervenção, que irá permitir aumentar o fornecimento de água para 4 mil metros cúbicos por dia, representa um investimento de 2 milhões e 50 mil euros, com 1 milhão a ser financiado pelo Fundo de Coesão.

A empreitada contempla a construção de uma estrutura de captação de água no rio Douro, a instalação de uma conduta adutora elevatória de água até ao futuro reservatório de Sobreiral, na freguesia do Gôve, a respetiva estação elevatória e uma segunda conduta entre este reservatório e o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pousada.
Estes trabalhos têm conclusão prevista para o início do próximo ano.