Cinfães foi invadido pela cultura no passado fim de semana. Desfile Etnográfico e Festival de Estátuas Vivas trouxeram centenas de pessoas ao concelho

O concelho de Cinfães “foi invadido pela arte e cultura ao longo de um fim-de-semana onde a história se juntou à etnografia para manter vivas as tradições, artes e ofícios locais”. Sob o mote “Cinfães-Culturalmente Único” , foram várias as pessoas que aceitaram o convite da Câmara Municipal e participaram no Desfile Etnográfico que decorreu no domingo, dia 11 de setembro, juntando-se às associações concelhias e aos carros alegóricos. O cortejo percorreu as principais artérias da vila de Cinfães terminando junto à Igreja Matriz com a atuação dos grupos de folclore participantes. A Orquestra de Quinhão  encerrou o programa com um tradicional bailarico no Largo da Fonte dos Amores.

No mesmo dia teve lugar o 1.º Festival de Estátuas Vivas de Cinfães. Foram 13 estátuas vivas que surpreenderam todos aqueles que saíram de casa e vieram fazer parte deste evento. “O Largo 25 de Abril, o Largo da Fonte dos Amores e o Jardim Serpa Pinto transformaram-se numa espécie de galeria de arte ao ar livre com a participação de vários artistas de rua conceituados e premiados. Vindos de vários pontos do país trouxeram magia a Cinfães com a recriação, entre outros, de várias personagens e figuras históricas, destacando-se a figura de Serpa Pinto. De realçar que este 1º Festival contou com a participação de Cátia Ferreira e Vitor Hugo Almeida, campeões mundiais de Estátuas Vivas, troféu conquistado em Holanda no ano de 2019 e que foram parceiros do Município na organização deste evento através da Associação Organicamente”.

No sábado, dia 10 de setembro, os  Living Statues Dj’s trouxeram ritmos tribais com fusão entre sons mais orgânicos e outros mais eletrónicos evocando o espírito quente do continente Africano. A noite ficou ainda marcada por um espetáculo de manipulação do fogo. Os Quideia trouxeram uma apresentação intensa e mística, com coregrafias complexas.

O fim de semana cultural foi uma organização da Câmara Municipal de Cinfães,  cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020.

Fotos: Câmara Municipal de Cinfães.