Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Ano letivo em Baião “Começou dentro da normalidade” . Autarquia continua aposta na Educação

“Começou dentro da normalidade” o ano letivo no concelho de Baião, este ano com novidades para alunos e Comunidade Escolar.

A autarquia baionense disponibiliza este ano atividades lúdico-pedagógicas no ensino pré-escolar, após o ano letivo, o que vai permitir “aos mais pequenos enriquecerem o seu crescimento através da música, da educação física e da hora do conto, com o acompanhamento de professores. Para além disso, também os assistentes técnicos e operacionais foram devidamente capacitados e com material adequado para proporcionar a essas crianças um acompanhamento mais enriquecedor”.

A autarquia vai garantir o funcionamento da escola a tempo inteiro, com o com o prolongamento de horário para os pais que trabalham, mesmo durante as pausas letivas.

O transporte escolar, as atividades de Enriquecimento Curricular e as refeições para todos os alunos vão continuar a ser implementadas, assim como o programa de regime de fruta e leite escolar. O Município coloca ainda, à disposição das escolas os equipamentos e proporciona aos alunos da Educação Especial e da Sala de Ensino Estruturado aulas de equitação terapêutica e hidroterapia, assim como, terapia assistida por cão.

Para o Desporto Escolar, na modalidade de canoagem, disponível para os três agrupamentos escolares, continua a ser prestado o apoio, ao nível do transporte, para os treinos e para as competições, sendo também fornecidos equipamentos para a prática desportiva.

Rumo a um futuro mais sustentável Através do Pelouro da Educação continua a desenvolver-se um Projeto Educativo que promove várias ações nas escolas e que assenta em pilares como a Valorização do Património Cultural e Imaterial e em questões ligadas à Sustentabilidade. Anabela Cardoso, vereadora responsável pelo pelouro, sublinha “a importância do projeto pela envolvência que propõe e pelo desafio que representa na perspetiva de um futuro cada vez melhor para os baionenses”. De salientar que Baião foi o primeiro concelho português certificado como “Destino Turístico Sustentável” e esta é, segundo a autarca, “uma bandeira que nos orgulha e que queremos continuar a erguer, conscientes de que estamos a seguir o caminho certo para o futuro de todos e, em particular, das novas gerações”.

Ainda no âmbito da Sustentabilidade, continua em desenvolvimento o projeto Eco-Escolas, em parceria com os três agrupamentos do concelho, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, o Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião e o Agrupamento de Escolas de Eiriz. Este Projeto tem o objetivo de promover a melhoria do Ambiente, encorajando e premiando as boas práticas e contribuindo para a alteração, no sentido positivo e responsável, de comportamentos ambientais nas diferentes gerações.

Nas próximas semanas e com o objetivo de “conhecer as obras que foram realizadas durante a pausa letiva de Verão, para conhecer as obras que foram realizadas durante a pausa letiva de Verão, aproveitando também para avaliar, com os responsáveis dos estabelecimentos de ensino, se é necessário ajustar alguma situação no âmbito da intervenção da Câmara Municipal”, a vereadora da Educação irá visitar os demais Agrupamentos Escolares. “Ao mesmo tempo, irá fazer o ponto de situação sobre o novo modelo de aquisição das refeições e pagamento do prolongamento de horário no pré-escolar e primeiro ciclo, que foi implementado este ano e que usa a mesma plataforma dos agrupamentos escolares. Trata-se de um sistema que permite fazer os pagamentos na escola ou por referência multibanco, evitando que os pais ou encarregados de educação, tenham de se deslocar  aos serviços da autarquia”.