Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Concurso Gastronómico Petiscando em Penafiel regressa no mês de outubro

Com um mês dedicado aos petiscos do concelho de Penafiel, está de regresso a partir de 1 de outubro e até dia 30, mais uma edição do Concurso Gastronómico Petiscando.

A iniciativa remonta a 2020, altura em que a Associação Empresarial de Penafiel (AEP), com o intuito de apoiar o setor da restauração afetado pela pandemia Covid-19, organizou o evento “que teve logo na sua primeira edição bastante sucesso. Em 2021, o número de participantes aumentou e a promoção à gastronomia local teve mais abrangência em toda a região do Tâmega e Sousa”. 

Este ano o “Petiscando” tem 1 mês de duração, não faltando assim a oportunidade de provar bons petiscos, desta vez também através do passaporte gastronómico digital. Os clientes vão poder habilitar-se a novos prémios colecionando selos digitais e avaliando os petiscos através da aplicação para telemóveis “Petiscando”. Adicionalmente, a partir do início do concurso, toda a informação sobre os participantes e votações também poderá ser visualizada no novo website www.petiscando.pt

A APP vai permitir que o cliente tenha acesso à informação de todos os estabelecimentos aderentes e respetivos petiscos e poderá, ainda, fazer a sua avaliação após provar o petisco, pois a validação é dada pelo próprio restaurante através do QR Code do estabelecimento. O concurso gastronómico será avaliado de duas formas, nomeadamente o júri do público que vai provar o petisco e avaliar, e o júri principal composto por dois elementos da organização e um profissional da área gastronómica, onde a ponderação dos votos será de 25% para os dois primeiros e 50% para o profissional. Este último elemento fará as provas de todos os petiscos ao longo do mês de outubro.

Para o Presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, Petiscando é um evento com uma grande margem de crescimento. Temos evoluído em cada edição, e este ano, torná-lo mais digital e abrangente é o objetivo principal. Queremos que a região venha a Penafiel em força, mas também queremos chegar aos amantes da gastronomia do norte e centro do País. Durante um mês, com novidades digitais e com um reforço substancial na sua promoção, o concurso será assim organizado para existir uma maior janela temporal para visita aos espaços e conseguirmos mais visibilidade e novos clientes para os mesmos”, explicou.

O valor do petisco não vai ultrapassar os 5 euros, de modo a ser acessível a todos que queiram participar.