Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Ministra da Coesão Territorial mostrou-se impressionada com a qualidade da exposição internacional “Grandes Mestres”

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial em visita ao concelho de Baião, no passado dia 15 de outubro, com o intuito de inaugurar a exposição internacional “Grandes Mestres”, patente no Mosteiro de Santo André de Ancede, mostrou-se impressionada com a qualidade” assumindo que será, ela própria mensageira de que “algo maravilhoso se está a passar em Baião”, afirmou.

“Nem imaginava o que ia encontrar aqui!”, começou por referir a Ministra, após a inauguração da exposição “Grandes Mestres”, adiantando, “vou levar a palavra do que aqui podem encontrar”. Ana Abrunhosa disse ainda que Baião demonstra que é possível descentralizar a Cultura e que é possível criar circuitos culturais nos territórios do interior. A Ministra da Coesão Territorial sublinhou ainda que “a Cultura é condição essencial para uma sociedade desenvolvida”.

No Auditório do Mosteiro, a Governante elogiou os promotores da exposição por tornarem possível apresentar em Baião, “obras desta qualidade e grandeza”, deixando um reconhecimento especial ao Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, por tudo o que fez para acolher a exposição.

Referindo-se ao Mosteiro de Ancede, que apelidou de “Joia de Coroa de Baião”, Ana Abrunhosa, disse tratar-se de um “riquíssimo património, com mais de 900 anos de história, que o concelho soube trazer para o presente e está a saber projetar para o futuro”. A Ministra garantiu ainda que voltará quando todas as obras do complexo arquitetónico estiverem concluídas.

Em referência aos apoios comunitários de que beneficiam as obras no Mosteiro de Ancede, a Ministra da Coesão Territorial frisou que “é para este tipo de obras que eles existem”, dizendo que aqueles que questionam e criticam a aplicação dos fundos, “andam distraídos”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, depois de referir o processo que conduziu à realização da exposição “Grandes Mestres”, agradecendo aos “parceiros”, nomeadamente Victor Pinto, Tiago Feijó e Cabral Pinto, revelou que “era importante abrir o espaço do Mosteiro com um evento marcante”, sublinhou.

Aludindo à qualidade de exposição, o autarca de Baião, assumiu que a “fasquia foi colocada bastante alta”, assegurando, no entanto, que o espaço de Mosteiro de Ancede Centro Cultural Baião, irá manter a atratividade, fruto de uma agenda cultural diversificada e de grande valor e qualidade. Paulo Pereira aproveitou para lembrar que, a exposição “Grandes Mestres”, agora patente ao publico, criou uma oportunidade única de apreciar algumas das obras de arte, uma vez que estão expostas obras de colecionadores particulares que nunca foram apresentadas ao grande público.

Após referência a algumas iniciativas que já foram realizadas no Mosteiro de Ancede, Paulo Pereira, explicou que o complexo arquitetónico, que foi alvo de obras de qualificação, com um projeto assinado por Siza Vieira, será inaugurado em breve, passando a designar-se Mosteiro de Ancede Centro Cultural Baião (MACC Baião).

O Presidente da Câmara Municipal de Baião considera que podemos ver no Mosteiro “uma cápsula do tempo, sendo o repositório de uma história que se perde nos tempos, sabendo-se que é anterior à história de Portugal”. O autarca revelou que o MACC Baião é um projeto que se insere numa “estratégia de valorização de ativos patrimoniais, culturais e turísticos, enquadrados numa visão mais vasta de desenvolvimento sustentável do território e que procura respeitar e valorizar os potenciais endógenos e a memória coletiva de um povo”. Trata-se, portanto, de “um pilar estruturante para o futuro do território”, assegurou.

Neste espaço, está a nascer um Centro Cultural ambicioso, aberto para o mundo e liberto de limitações geográficas ou de rótulos depreciativos, por vezes associados a territórios de baixa densidade”, vincou o autarca, defendendo ser este um bom exemplo da importância que os Fundos Comunitários têm para os territórios e para o seu desenvolvimento.

O edil referiu ainda que o Concelho tem uma estratégia de desenvolvimento turístico alinhada com os desafios da sustentabilidade definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), aludindo à certificação de Baião, como Destino Turístico Sustentável, sublinhando que o Mosteiro de Ancede é um projeto estruturante para a visão que temos no sentido do desenvolvimento do território que assentará a sua missão em quatro pilares: o Museográfico, o Cultural, o Pedagógico e o Científico.

Paulo Pereira deu conta de que a Câmara está a trabalhar para conseguir financiamento para algumas obras que são necessárias, como “a estabilização da cerca, a valorização dos celeiros e lagares, a requalificação dos jardins e parques de estacionamento, a qualificação do pombal ou a prospeção arqueológica do núcleo romano”, revelou o autarca. A propósito da Quinta do Mosteiro, “temos aqui um espaço vivo, onde cultivamos diversos produtos agrícolas, num projeto de economia circular e de responsabilidade social e ambiental e que queremos, em breve, transformar numa unidade de produção agrícola biológica e regenerativa”, adiantou.

A terminar, e em jeito de convite para a visita à exposição, Paulo Pereira referiu que se trata de “uma provocação bem-intencionada”, assumindo o compromisso de que, “no futuro, teremos muitas mais surpresas, provocações, inquietações e motivos para visitar este espaço multicultural”, garantiu.

A exposição internacional “Grandes Mestres” junta 63 obras de alguns dos maiores vultos da arte moderna e contemporânea – como Pablo Picasso, Salvador Dali, Cruzeiro Seixas, Andy Wahrol, Robert Combas, Diego Rivera, Roberto Chichorro, Robert Delauny, Paula Rego, Júlio Resende, Julião Sarmento, Nadir Afonso, Renate Graf, entre outros.

As obras de arte podem ser visitadas até ao dia 13 de novembro, de terça-feira a domingo das 10h30 às 17h30, de hora a hora, por grupos com o máximo de 20 pessoas. As marcações são feitas através do email: mosteiro.ancede@cm-baiao.pt ou do nº de telefone 968476164.