Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Secretário de Estado vai homologar contrato-programa para a requalificação do pavilhão multiusos de Baião esta quarta-feira

Terá lugar amanhã, dia 16 de novembro, pelas 11h30, a assinatura do contrato-programa com vista à requalificação do Pavilhão Multiusos Municipal de Baião. A cerimónia terá lugar no mesmo local o e contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Carlos Miguel- Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Esta homologação resulta da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Baião, em abril de 2022, num valor total de 780.802.89 euros, que contará com uma comparticipação de 60% desse valor, ou seja, 468.481.73 euros, montante que será pago, na sua totalidade, até ao final de 2022.  O valor final da obra poderá, contudo, sofrer um ajustamento em alta, em virtude do aumento que se tem vindo a verificar de várias matérias-primas e das obras de construção civil, salienta a autarquia.

As obras vão incidir na reparação e conservação ao nível da cobertura, das paredes exteriores, bem como dos espaços interiores que se encontram degradados, como pavimentos, paredes e tetos, ou a beneficiação da rede de drenagem de águas pluviais. Estão previstos ainda melhoramentos ao nível das características de eficiência energética, térmicas e acústicas, transformando este equipamento num espaço mais sustentável e confortável para os utilizadores.

Segundo a autarquia de Baião, aquando a inauguração do espaço, em 2005, este revelou desde logo problemas de construção, o que obrigou à realização de sucessivas intervenções ao longo dos anos, recorrendo-se à garantia da obra, através da respetiva caução. Acresce o facto de a empresa responsável pela obra ter sido declarada insolvente, pelo que decorre ainda em tribunal uma ação intentada pela autarquia baionense para ressarcimento dos prejuízos apurados.

O Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira,  considera “o pavilhão multiusos do Município um equipamento de grande relevo para a população, pelas diversas modalidades desportivas e culturais que ali se desenvolvem e pelo facto de permitir e incentivar a prática desportiva, nos vários escalões etários”, sublinhando “que a sua requalificação era uma necessidade urgente e há muito identificada, sendo que a sua renovação será mais um passo relevante no sentido da melhoria da qualidade de vida dos baionenses, como é o nosso objetivo”.