Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Penafiel adjudicou construção de creche em Santa Marta. Autarquia prevê a criação de mais 3 creches no concelho

Num investimento de 1 milhão de euros, foi adjudicada na última reunião do executivo penafidelense, a construção de uma creche municipal em Santa Marta, freguesia de Penafiel. O espaço terá lugar para 42 crianças, dos 3 meses aos 3 anos.

A autarquia de Penafiel adquiriu o terreno, assumiu e desenvolveu o projeto, com o apoio de fundos comunitários, pelo que a obra deverá estar concluída no prazo de um ano. O projeto foi inicialmente idealizado e candidatado pela Fundação Santa Maria Madalena, que, entretanto, por falta de condições financeiras, acabaria por desistir.  O Município de Penafiel pretende ainda, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, denominado “PARES 2.0”, criar mais três creches, nomeadamente:

– Na freguesia de Guilhufe e Urrô, nas antigas instalações da Escola EB 1 de Gandra, que se encontra já em fase de construção e que terá capacidade para 34 crianças.

– Nas Termas de S. Vicente, a funcionar no Jardim de Infância da Igreja, cujo concurso será lançado muito brevemente, tendo 42 vagas.

– Em Abragão o projeto, com lugar também para 42 crianças, deverá ser criado nas antigas instalações da Escola EB 1 de Miragaia.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Estas são excelentes notícias para o nosso territórioDar uma resposta à altura das necessidades dos penafidelenses é a nossa prioridade, e, neste caso, trata-se também de cumprir um compromisso eleitoral. Existe uma lacuna no nosso Concelho na oferta de creches, mas que vai agora ser melhorada significativamente. No caso específico de Santa Marta, é urgente a disponibilização deste tipo de equipamento, numa área que é fortemente industrializada, onde a maioria dos trabalhadores são do sexo feminino e que se deparam com esta dificuldade. É, de facto, uma resposta importante de apoio social. No total do Concelho, serão criados 160 novos lugares para serem preenchidos por crianças dos 3 meses aos 3 anos. Agora queremos ver estas creches a funcionar e a servir a população o mais rápido possível.”