Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

PSD Baião denuncia falta de médicos no Serviço de Atendimento Permanente

Em comunicado enviado à redação da Rádio Montemuro, a Comissão Política da Secção de Baião do PSD, manifestou o seu desagrado pelo facto de o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Baião ter terminado o ano de 2022, e iniciado o ano de 2023 sem médicos.

“A bem da verdade, nesta terça-feira há um médico de serviço, mas amanhã e nos dias seguintes deixa de haver clínico, tal como sucedeu entre a passada sexta feira, 30 de dezembro e ontem, 2 de janeiro”, explica Paulo Portela, vereador do PSD.

Para o partido trata-se de uma situação “inaceitável”, pelo que exigem “uma tomada de posição enérgica da Câmara de Baião que, sobre o assunto, ainda permanece adormecida, talvez embalada pela quadra festiva à espera dos Reis. A saúde dos baionenses não se compadece com férias festivas”, referiu a Presidente do PSD Baião, Ana Raquel Azevedo.

Para além do dever e obrigação de defender a saúde e bem-estar dos baionenses, no entender do vereador do PSD, Paulo Portela, a autarquia tem de pedir explicações ao Ministério da Saúde, concretamente à ARS Norte que tutela este Serviço de Saúde no sentido de obter cabais explicações para a reiterada falta de médicos neste serviço

Sem médico no SAP os utentes têm que se deslocar para outros concelhos vizinhos como Resende, Cinfães ou em último recurso às urgências hospitalares de Penafiel e Amarante percorrendo distâncias muito consideráveis.

“Este tipo de falha no SNS acaba por resultar no entupimento das urgências hospitalares, além claro dos prejuízos e incómodos que esta situação provoca nos doentes e respetivas famílias de baionenses” ressalva Ana Raquel Azevedo.