Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Marco de Canaveses: Programa comemorativo do 114.º aniversário de Carmen Miranda prevê um vasto programa cultural e temático

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses preparou um vasto programa cultural e temático, de forma a celebrar o 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda.

Visitas guiadas ao Museu Carmen Miranda, apresentação de um mural,  exibição de um flime, assim como apresentação de uma marca, criada pelo Município e pela  Associação dos Artesãos do Marco fazem parte do programa que terá lugar entre os dias 9 e 11 de fevereiro.

“Carmen Miranda é uma marca mundial que transporta consigo o Marco de Canaveses e o Município tem, nos últimos anos, feito um trabalho de valorização desta marca. Desde logo com a requalificação e ampliação do Museu Carmen Miranda, no qual investimos 1,1 milhões de euros e vamos investir agora mais 220 mil euros para concluir o projeto expositivo permanente, que queremos apresentar este ano. Mas temos vindo a desenvolver outras iniciativas no sentido de eternizar o legado de Carmen Miranda e transmitir às novas gerações quem é a pequena notável que alcançou um patamar que poucos conseguiram. Este programa comemorativo vem no seguimento desse objetivo”, refere Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal.

A apresentação da marca criada pela autarquia marcuense e pela Associação dos Artesãos do Marco, terá lugar no dia 11 de fevereiro, pelas 15h00, no Emergente Centro Cultural, tem como objetivo “certificar o artesanato como produto de origem genuína, reforçando a sua marca identitária e como um produto diferenciador do concelho”.

Para a edil marcuense, a iniciativa é de extrema importância “Estamos a desenvolver com a Associação dos Artesãos do Marco um plano de promoção do artesanato característico do Marco de Canaveses, nomeadamente os chapéus de palha. Esta nova marca vai permitir certificar os produtos que cumprem todos os requisitos de qualidade e autenticidade desde a origem e acrescentar valor ao artesanato marcuense. A designação que escolhemos para esta marca, que será revelada na apresentação, simboliza também uma homenagem aos artesãos marcuenses, que com empenho e dedicação souberam preservar esta arte ao longo do tempo”. 

As iniciativas do 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda são promovidas pelo Município do Marco de Canaveses em parceria com a Associação dos Artesãos do Marco e conta com as participações do Cineclube do Marco, da Artâmega e do atelier Andrea Gaipo.

Sobre Carmen Miranda:

Nasceu na então freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, no concelho do Marco de Canaveses a 9 de fevereiro de 1909. Deixou Portugal aos 10 meses de idade rumo ao
Brasil e entre as décadas de 1930 e 1950, no Brasil e nos Estados Unidos, construiu uma carreira ímpar nas artes do espetáculo.