
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses (Epamac) acolheu, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, um Bootcamp de Empreendedorismo.
Segundo a autarquia, a iniciativa resulta do “protocolo de Colaboração entre o Município do Marco de Canaveses, Associação Empresarial de Amarante e o Projeto Jovens Empreendedores, com a comparticipação financeira de 10 mil euros, para a concretização, ao longo do ano letivo, de diversas atividades na área do empreendedorismo, junto dos estudantes do Ensino Secundário e Profissional.”
Participaram 31 alunos dos cursos de Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Gestão Equina durante os dois dias, tendo culminado com cinco ideias de negócio trabalhadas. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer as apresentações perante um júri composto por três elementos, designadamente o Vereador Municipal responsável pelo Pelouro do Desenvolvimento Económico, Nuno Pinto, a Diretora da EPAMAC, Laura Dinis, e a colaboradora da Associação Empresarial do Marco de Canaveses, Catarina Matias.
Segundo Nuno Pinto “o que se pretende com estas ações é despertar as capacidades e competências empreendedoras dos nossos jovens, e que, efetivamente, essas competências adquiridas se repercutem no futuro, quer na vida profissional, quer pessoal. Os alunos apresentaram ideias de negócio arrojadas, audazes e criativas. É, sem dúvida, um projeto diferente o que estamos a proporcionar aos nossos alunos do Secundário, que lhes permite o desenvolvimento das competências inatas de cada um, como falar em público, fazer modelos de negócios e apresentar ideias muito bem estruturadas. Felicito todos os participantes pela atitude empreendedora”.
Para além desta ação que decorreu na EPAMAC, vão ainda ser realizadas duas Formações para Agentes Educativos, 20 Mentorias, um Concurso de Ideias e um Desafio Limonada, incluindo workshop de preparação.