Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

(C/Áudio) O MACC Baião foi oficialmente inaugurado contando com a presença de António Costa

O Primeiro-Ministro, António Costa visitou esta sexta-feira, dia 21 de abril, o município de Baião, para participar na inauguração do requalificado Mosteiro de Ancede Centro Cultural (MACC).


O Mosteiro encontra-se a ser alvo de diversas obras de requalificação desde 2001, com o objetivo de conservar, restaurar e reabilitar o espaço, dotando-o de um claustro com lotação para 300 pessoas, ao qual acresce um auditório com capacidade para 80 lugares. O Mosteiro está também dotado de espaços expositivos, além da área exterior, com vários hectares de produção agrícola, e onde as eiras podem receber até 2 milhares de visitantes, salienta a autarquia baionense.


Atualmente, encontram-se integrados projetos de dois arquitetos – Siza Vieira, cujo trabalho se materializa no Mosteiro, na Casa dos Moços e no Adro da Igreja (em execução) e Daniel Vale, que assina a obra referente à Igreja. Já projetados, mas a aguardar financiamento, estão os celeiros, o parque de estacionamento, o pombal, a eira, as cercas e os jardins.


O Primeiro Ministro português, António Costa, no seu discurso, enalteceu a importância deste património para os territórios do interior, elogiando as instalações artísticas presentes no novo MACC de Baião.



O Primeiro Ministro António Costa, durante a inauguração do MACC de Baião.


O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, revelou que este foi um dos dias mais felizes do mandato autárquico, e deixou agradecimentos a todos os que ao longo dos anos, protegeram o património do Mosteiro de Ancede.


O edil baionense destacou ainda a importância do turismo de natureza para o concelho de Baião.


No final do discurso, Paulo Pereira revelou o que foi levado a cabo nas obras do Mosteiro de Ancede e o que podemos esperar nas próximas intervenções.

Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, durante a inauguração do MACC Baião.