Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto levou 20 alunos a visitar países estrangeiros no âmbito do Erasmus

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, levou 20 alunos de Cinfães a passar uma semana num país estrangeiro no âmbito de três projetos Erasmus que o Agrupamento dinamiza com escolas parceiras de outros países. 

Entre 17 e 21 de abril, 8 alunos deslocaram-se a Ronda, no sul de Espanha, no âmbito do projeto “Be Smart. Give Peace a Start”, que junta escola a escola de Cinfães e escolas de Espanha e Alemanha. Segundo o Agrupamento, “os alunos participaram em diversas atividades que tiveram como objetivos aprofundar as competências ligadas à cooperação, tolerância, respeito pelas culturas diferentes e a paz.”

Visitaram também cidade de Alhambra, considerada como o mais importante complexo arquitetónico de arte islâmica de toda a Europa e classificado como Património Histórico da Humanidade pela UNESCO. Nesta cidade, levaram a cabo um roteiro cultural, onde visitaram a catedral Catedral e percorreram as ruas do bairro árabe, famosas pelas lojas e cheiros a especiarias, “tendo sido possível testemunhar como culturas tão diferentes (a muçulmana e a cristã) convivem de forma salutar e com respeito mútuo” refere o agrupamento.

Na semana seguinte, entre 24 e 27 de abril, outros 9 alunos tiveram a oportunidade de visitar Ventspils, cidade da Letónia, que juntamente com uma escola da Itália, partilham no projeto Erasmus “WAYS – aWay from the Suburbs” com a escola de Cinfães. Este encontro Erasmus teve como tema principal os “Direitos das Crianças”, tendo os alunos participado em diversos workshops culturais, para aprofundarem as suas competências sociais ligadas aos direitos, mas também, responsabilidades das crianças. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar outras cidades letãs, como Kuldiga e Riga, bem como os seus principais museus.

Entre 2 e 6 de maio, 3 alunos do Agrupamento de Cinfães deslocaram-se a Messina, na Sicília, para participarem no último encontro Erasmus relativo ao projeto coordenado pela escola cinfanense e que junta escolas da Itália, Letónia, Roménia e Turquia. O projeto intitulado “Together… in the Winds of Change” teve agora o seu último encontro internacional após uma duração de 3 anos. Durante este período, alunos dos 5 países parceiros reforçaram “as suas competências sociais, culturais e linguísticas.” Neste último encontro o foco esteve na Inclusão, pelo que foram dinamizadas diversas atividades, culturais, desportivas e lúdicas, com alunos com necessidades educativas especiais, de forma a reforçar a importância da Inclusão para uma sociedade mais justa, democrática e humanista.

Durante este período, o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, foi também anfitrião de um encontro internacional, tendo recebido entre 24 e 28 de abril 23 alunos e 10 professores da Itália, Grécia, Polónia e Turquia, no âmbito do projeto “Democracy Begins at Home” e que aborda questões relacionadas com o reforço dos valores democráticos. Neste âmbito, os alunos dinamizaram um conjunto alargado de atividades ligadas à democracia, tendo tido ainda a oportunidade de vivenciar o 25 de abril com colegas de outros países. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de se deslocarem à casa da democracia, a Assembleia da República, em Lisboa para perceber como efetivamente funciona o Parlamento português.