Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Festival Festança regressa a Ancede, Baião de 2 a 6 de agosto

O Festival Festança regressa para a segunda edição entre os dias 2 e 6 de agosto de 2023, na Área de Lazer de Ancede, Baião, em cinco dias de “música, artes performativas, natureza, rio e diferentes oficinas, tendo a permacultura e as suas práticas um lugar de destaque” refere a organização Generations in Transition.  

As bandeiras principais do festival, são a vida natural e a inclusão, numa programação multicultural, que une tradições e saberes locais, músicas do mundo, numa perspetiva de sustentabilidade e permacultura.

A organização refere que se trata de um espaço multicultural e intergeracional, com condições especiais de ingresso para as “famílias”.

O parque de campismo/caravanismo, e todo o recinto do festival, encontram-se num ambiente natural, oferecendo locais de frescura e sombra, vegetação frondosa e zona balnear, na Área de Lazer de Ancede, podendo depois os participantes aproveitar os diferentes percursos pedestres, que possibilitam a visita a locais naturais e patrimoniais ímpares.  

A programação não está finalizada, contudo, o Festança já anunciou os cinco principais nomes que vão pisar o palco do festival. No dia 2 de agosto, o festival abre com os “Terra Livre” – grupo que espelha na sua música as preocupações com a sustentabilidade do nosso planeta e que pratica a permacultura. O dia 3 de agosto pertence a “Sebastião Antunes”, artista com mais de três décadas de experiência a cruzar o universo tradicional com os mais diversos estilos musicais. A 4 de Agosto p Festança recebe Emmy Curl, que comemora este ano 15 anos de carreira. No dia 5 de agosto, as atenções estão voltadas para o blues do deserto dos marroquinos Tarwa N-Tiniri e no dia 6 de agosto, o fecho do festival ficará a cargo dos Olive Tree Dance duo.


Os bilhetes já podem ser adquiridos através dos sites: festanca.org/bilhetes ou festanca.org/en/tickets.

O Festança é organizado pela Generations in Transition, contando com o apoio de múltiplas entidades e plataformas, onde se destaca o apoio da Junta de Freguesia de Ancede e da Câmara Municipal de Baião.

De referir ainda que 1% das receitas totais com a venda dos bilhetes para o Festança 2023 vão para o projeto comunitário Forestlings, que é promovido no concelho de Amarante.

Foto de Capa: Luísa Freixo