Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Baião recebeu um auditor da EarthCheck entre 16 e 18 de maio

A Câmara Municipal de Baião recebeu, entre 16 e 18 de maio, um auditor internacional pertencente à entidade EartCheck, que se desloca anualmente aos territórios certificados, com o intuito de verificar a evolução do desempenho, mediante os critérios definidos por esta instituição.

O processo de certificação exige uma melhoria contínua, sendo os destinos que assumiram este compromisso são alvo de auditorias anuais baseadas em rigorosas normas que são reconhecidas e acreditadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável, que por sua vez é mandatado pelas Nações Unidas.

A auditoria avaliou uma série de indicadores ambientais, como consumos energéticos, qualidade e racionalização dos consumos de água, reciclagem de resíduos, emissões químicas e ambiência de segurança do destino, compromisso com a comunidade, entre outros.

Estes dados são posteriormente comparados com a média global de outros destinos sustentáveis e cruzados com aqueles que têm as melhores práticas a nível mundial.

Desta feita, a auditoria centrou-se em equipamentos como o Auditório Municipal, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião (MACC Baião), a Piscina Municipal Coberta, uma empresa local (farmácia) e à Biblioteca Municipal António Mota.

Para além da deslocação ao terreno, o auditor reuniu-se nos Paços do Concelho com a equipa que gere este processo, a “Green Team”, que é composta por técnicos da autarquia e entidades externas, entre elas escolas e associações.

A certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável mantém o estatuto “Prata” desde 2021. Estas auditorias anuais, verificam o cumprimento dos critérios e a sua evolução positiva, o que poderá permitir alcançar o próximo patamar da certificação, o estatuto “Ouro”.

Os resultados desta auditoria deverão ser conhecidos durante o próximo mês de junho, após validação por parte da EarthCheck, e segundo a autarquia baionense, “serão determinantes para a revalidação do certificado, uma vez que este só é revalidado após a verificação da conformidade com os critérios definidos e a demonstração da evolução do projeto.