Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato regressa a Castelo de Paiva de 30 de junho a 2 de julho

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, vai promover a 24.ª edição da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, de 30 de junho a 2 de julho.

O evento pretende dar a conhecer os vinhos paivenses, contando com atividades paralelas, que contam com a apresentação da gastronomia do concelho e doçaria tradicional, demonstrações do artesanato local, e também espetáculos musicais.

O cartaz conta com nomes como os Agrupamentos Musicais “Novasom Band “ e  “Sound + “, Aromas do Verde, Bandalhada, Fonte da Pipa, Gaitifarra, Os Amigo da Sexta, Kamuf, Incantus, Concertinas Diatónicos, Postas de Bacalhau, Drama e Beiço, Concertinas do Vale do Arda, Acoustic Soul e Festa Total, entre outros.

A sessão solene e cerimónia de abertura da feira, estão agendadas para as 16h00 de dia 1 de julho, seguindo-se as primeiras “provas de vinho “e as “jornadas gastronómicas”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, assim como outras novidades.

Neste primeiro dia, a animação de rua estará a cargo da Bandalhada, Fonte da Pipa e Gaitifarra, registando se a realização de baile popular com o Grupo de Música Tradicional “Amigos da Sexta “, seguindo-se a atuação do Agrupamento Musical Novasom.

No sábado, a iniciativa arranca com a gastronomia tradicional paivense em destaque durante a hora do almoço, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub Região de Paiva, seguindo-se à tarde as atuações do Incantus e dos Aromas do Verde, e durante a noite a atuação de rua com as Concertinas Diatónicos. Segue-se o grupo Postas de Bacalhau, os Drama e Beiço, e os Kamuf. O dia termina com a performance do Agrupamento Musical “ Sound + “, que se apresenta no palco principal.

O domingo, dia 2 contará com o Festival Municipal de Folclore, com a presença dos diversos ranchos folclóricos do concelho, e de seguida Cantares ao Desafio. A partir das 16h30, irá realizar-se uma atividade de “Showcooking” denominado “Ir com sede ao pote “, orientado para cozinha tradicional com fogo no chão e panelas de ferro de três pernas, com a presença do Chef Renato Cunha e do Enólogo Jorge Sousa Pinto.

O resto do dia será preenchido com animação de rua com as Concertinas do Vale do Arda, e um concerto do Acoustic Soul, com Ricardo Ramalho a animar, a partir das 22h00, o convívio de encerramento, denominado como “Baile dos Resistentes”.