Baião: Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno promete o melhor dos sabores tradicionais

O Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno de Baião está de regresso ao centro da vila, já esta sexta-feira, dia 28 de julho. A partir das 18h30 poderá deliciar-se com os sabores tradicionais, e os vinhos verdes da sub-região de Baião, com destaque para a casta Avesso.

Na tenda montada especialmente para o efeito, localizada na Feira do Tijelinho, também poderá encontrar a doçaria tradicional, broa de milho, o Biscoito da Teixeira, as bengalas de Gestaçô e as cestas de Frende.
No espaço estarão dois restaurantes a quem cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado, usando para isso os tradicionais fornos a lenha. “É ali que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes“, salienta a autarquia baionense, responsável pela organização do evento. Como alternativa, poderá optar pela vitela ou bacalhau.

A animação não vai faltar, com a atuação grupos de concertinas, grupos de bombos, banda musical, grupo de dança, que vão percorrer o recinto “levando alegria, música e cantares ao desafio a todas as mesas“.

No último dia do Festival destaque para a atuação do “Avô Cantigas”, que com a sua música pretende alegrar miúdos e graúdos.


Programa
Dia 28 – Sexta-Feira
18h30 – Abertura Oficial da Feira com grupo de bombos A.T.C.M. Baião
20h00- Grupo Concertinas e Bombos São Tiago de Queimada
22h00 – Atuação Banda Marcial de Ancede
00h00 – Encerramento

Dia 29-Sabado
10h00– Abertura da Feira

13h00 – Atuação do grupo de música tradicional PRO PAGODE
20h00 – Atuação da Associação Cultural de Concertinas do Lameirão
22h30 – Animação Musical com “Siga a Farra”
00h00 – Encerramento

Dia 30 – Domingo
10h00-Abertura da Feira
12h00 – Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”
14h00 – Abertura dos Insufláveis para Crianças
15h30 – Escola Dança BayonDance
17h00 – Animação Musical com “Avô Cantigas”
19h00 – Encerramento