Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC Terras do Paiva já está em funções

Sediada na USF de Castelo de Paiva, iniciou funções no início deste mês, a “UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC Terras do Paiva”, um serviço reivindicado desde 2011, e que agora, teve o seu arranque oficial.

Segundo a autarquia de Castelo de Paiva, esta “UCC”, agora em funcionamento, vem dar resposta às necessidades há muito identificadas no concelho, no âmbito da intervenção comunitária dos Cuidados de Saúde Primários.

Esta equipa multidisciplinar estará a trabalhar para a comunidade 7 dias por semana, e vem dar resposta às necessidades no âmbito da intervenção comunitária dos cuidados de saúde primários.

A apresentação deste serviço decorreu na passada sexta feira, dia 6 de outubro, nas instalações da USF de Castelo de Paiva, com a presença do director executivo do ACES do Tâmega II / Vale do Sousa Sul, Dr. Fernando Malheiro, da Enf.ª Gestora, Rosário Vieira, da coordenadora da UCC Enfª Joselina Teotónio, do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha e da Vereadora do Pelouro da Saúde, Liliana Vieira, entre outras entidades e dirigentes.

Nestes termos, os serviços que são prestados pela “UCC Terras do Paiva” abrangem todo o ciclo de vida do utente, nomeadamente:

  1. Projecto da preparação para o parto e parentalidade, dirigido a Grávidas e/ou casais grávidos a partir das 13 semanas;
  2. Projecto de recuperação pós-parto, dirigido a puérperas no período de após o parto até às 6 semanas;
  3. Projecto da “Massagem infantil”, dirigido a crianças desde o nascimento até aos 12 meses de vida;
  4. Projecto de “Crescer com afectos”, dirigido a crianças desde o nascimento até aos 3 anos de vida;
  5. Projecto da “Equipa de Cuidados Continuados Integrados – ECCI”, dirigido a pessoas em situação de dependência funcional, cuidados paliativos, ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento, com capacidade para 20 utentes;
  • Projecto de “Capacitação e apoio ao cuidador informal”, dirigido a todos os Cuidadores Informais da comunidade;
  • Projecto da “Saúde Escolar”, dirigido à Comunidade Educativa dos Agrupamentos Escolares de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão (2060 alunos);
  • Projecto das “Necessidades de saúde especiais”, dirigido a crianças/jovens entre 4 e os 18 anos;
  • Intervenção com crianças e jovens em risco, dirigido a crianças/famílias referenciadas pelo NACJR e/ ou CPCJ;
  • Projectos de intervenção na “Rede Social” e “Núcleo Local de Intervenção do rendimento social de inserção” da população do concelho de Castelo de Paiva;
  • “Diabetes em Movimento”, dirigido a “Diabéticos tipo 2” referenciados pelas equipas de saúde familiar da área de influência.

A recente transferência de competências, do domínio do sector da saúde, da tutela do Estado para a CM de Castelo de Paiva, e os apoios previstos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR para a área da saúde, permitiu avançar com este serviço de apoio à comunidade, ao nível dos Cuidados Continuados Integrados.