Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Baião irá promover campanha de recolha seletiva de biorresíduos

A Câmara Municipal de Baião vai apresentar, no dia 26 de outubro, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o projeto de Gestão de Biorresíduos sob o lema “O Resto No Lugar Certo”. Trata-se de uma campanha de recolha seletiva de biorressíduos (restos de comida), incentivando a maximização e valorização deste recurso que permite a produção de biogás e de composto orgânico para fertilização dos solos, além de diminuir a quantidade de resíduos enviada para aterro.

Sobre o projeto a implementar no concelho na sequência da aprovação da candidatura do município ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos, o vereador do pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, sublinhou que “é mais um passo importante, em linha com as políticas ambientais e de sustentabilidade do concelho, rumo a um futuro cada vez mais verde. No caso dos biorresíduos, ao fator ambiental acresce o económico, aproveitando-se para rentabilizar os resíduos na produção de energia e de fertilizantes orgânicos 100% naturais, além de diminuirmos a deposição em aterro. Todos temos a ganhar. Por isso, estou certo de que os baionenses darão uma resposta positiva”, afirmou o autarca.

O município vai oferecer aos baionenses um balde ou contentor para facilitar a separação, fazendo a divulgação do modo correto de contribuir – separando a comida deixada no prato, comida fora de prazo de validade, restos da confecção das refeições (cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá, borras de café…). Em pontos específicos do concelho, junto aos aglomerados populacionais, serão instalados novos contentores onde deverão ser depositados os biorresíduos, com recurso a um cartão de acesso disponibilizado pela autarquia.

De acordo com o programa do Fundo Ambiental, a campanha vai ser implementada no território de forma faseada, em função da dimensão populacional, devendo, posteriormente, alargar-se à totalidade do concelho.

Para mais informações relativas ao projeto, poderá consultar o site www.cm-
baiao.pt
ou contatar através do telefone 964 501 216.