87.8 e 88.5


















FM

Marco: Concelho Municipal de Educação dá o primeiro passo para a criação do “Centro de Apoio à Aprendizagem” para crianças com necessidades especiais

Ouvir a Notícia

Foi apresentada e aprovada pelo executivo municipal do Marco de Canaveses, a proposta para a criação do “Centro de Apoio à Aprendizagem” para crianças com necessidades especiais.

O projeto, onde constam as necessidades reportadas pelos Diretores dos Agrupamentos Escolares, e que tem como intuito criar duas salas com capacidade para atender 40 crianças, vai ser encaminhado para avaliação pela Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares.


Atualmente, aproximadamente 15 crianças marcuenses recebem assistência em centros localizados fora do concelho, em Baião, Lousada, Porto e Penafiel. O nosso objetivo é podermos ter uma unidade no concelho que dê resposta àqueles que puderem ser integrados neste futuro Centro e às cerca de 40 crianças já identificadas e respetivas famílias. Este é um passo muito importante dado pelo Conselho Municipal da Educação e estamos altamente sensibilizados e empenhados em ajudar estas crianças e as suas famílias”, justifica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 



A Câmara Municipal compromete-se a fornecer o equipamento necessário e a alocar assistentes operacionais para o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem. O corpo especializado, por sua vez, terá de ser assegurado pelo Ministério da Educação. 

Na reunião do Concelho Municipal da Educação, Foram avaliadas as Atividades
do Enriquecimento Curricular (AEC), tendo sido assumido o compromisso, sob proposta dos Diretores, que os mesmos irão apresentar propostas para novas modalidades de AEC para o ano letivo 2024/2025, a serem avaliadas naquele Conselho Municipal, para posteriormente serem implementadas.