Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

(C/áudio) Cinfães: Projeto DigiAdult da Casa d’ Abóbora permitiu desenvolver competências digitais em adultos acima dos 50 anos

A associação juvenil Casa d’Abóbora (Cinfães), liderou a par da Interactive Education Association (Bals, Romenia) e  Sconfinando APS (Florencia, Itália), o projeto projeto KA2 “DigiAdult” , que teve a duração de 1 ano, com o objetivo de desenvolver habilidades digitais em adultos acima dos 50 anos que pertençam a sectores rurais as vilas pequenas, de forma simultânea facilitará o seu aceso a ferramentas de aprendizagem no tema.

Segundo a associação, os participantes tiveram acesso a aulas de inglês duas vezes por semana, durante 4 meses, além de diferentes workshops de competências digitais (uso de plataformas governamentais, redes sociais, GPS, segurança digital). Da mesma forma, tiveram a oportunidade de interagir com os participantes do projeto em outros países (Romênia e Itália), tendo posteriormente viajado até Florença, Itália.


A Rádio Montemuro esteve à conversa com dois dos participantes desta iniciativa, Álvaro Pereira e Maria de Lurdes, donos de um estabelecimento comercial, na freguesia de Oliveira do Douro, que nos falaram desta experiência.

Esta atividade permitiu uma criação de laços com participantes de Itália e Roménia, sempre com o tema das competências digitais. Houve momentos de aprendizagem com base da educação não formal, com tema de códigos QR, deslocação por GPS, utilização de apps no telemóvel, iconografia, salienta a Casa d’Abóbora

Participantes: 

Álvaro Pereira;
Maria Lurdes Rodrigues;
José do Amaral Pinto;
Lurdes Da Rocha Cardoso;
Raquel de Almeida;
Clemente Silva.