Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Marco de Canaveses formalizou a criação do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência

Foi formalizada na passada terça-feira, dia 5 de dezembro, a criação do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência do Marco de Canaveses, com a tomada de posse dos vários integrantes do órgão.

Este fórum tem como objetivo a criação de um espaço de debate, consulta e informação, apoiado tecnicamente pelo Município, e que tem como principais atribuições, entre outras, a emissão de pareceres sobre iniciativas relevantes na área da deficiência e a aprovação de planos de ação, apresentação de propostas e acompanhamento de projetos destinados a pessoas com deficiência.

“A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, da qual todos possam fazer parte. E é por isso que este fórum surge, com o objetivo de continuar a promover a igualdade de oportunidades e de procurar e discutir formas de envolver ainda mais as pessoas com deficiência na nossa comunidade”, explicou a Vereadora Clara Marques, responsável pelo Pelouro da Coesão Social, Cidadania e Promoção da Igualdade.

Integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência a Vereadora Clara Marques, o Provedor do Cidadão com Deficiência do Marco de Canaveses, Camilo Nogueira e representantes de diversas entidades concelhias e externas, como a Cermimarco Crl, Cercimarante, C.R.L, IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional, I.P., ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, Associação Portuguesa de Deficiência (APD), Associação Salvador, AMAE – Associação Marco Autismo e EU, Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP) e Associação Empresarial do Marco de Canaveses (AEMarco).

A constituição do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência insere-se no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Marco de Canaveses e está associada à comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que foi comemorado a 3 de dezembro